Arquivos .zip que estão sendo enviados por meio do WhatsApp colocaram em alerta autoridades, instituições, empresas e grande parte da população que usa os serviços de comunicação instantânea do aplicativo. As mensagens, que estão sendo recebidas até mesmo de contatos confiáveis e de empresas, incluem instruções como: “Visualização permitida somente em computadores” ou “Caso esteja utilizando o Google Chrome, poderá ser solicitado para ‘manter’ o arquivo, por se tratar de um arquivo zipado”.
O delegado Marcelo de Souza, titular da Delegacia da Polícia Civil de Palmital, destacou que a prática atual é diferente das anteriores por ter o objetivo exclusivo de coletar dados dos contatos das vítimas. “A arquivo geralmente aparece como um comprovante zipado e é um malware que não faz a pessoa perder o controle sobre o telefone ou o computador. Quando a pessoa clica na pasta, ela é enviada para os outros e possibilita que criminosos utilizem a agenda do proprietário do aparelho para aplicar golpes”, explicou.
De acordo com o delegado, o criminoso usa o numero do celular da vítima para enviar mensagens aos contatos conhecidos para aplicar golpes como o falso sequestro e o de pedir dinheiro alegando alguma emergência. “A prática atual consiste em ter acesso aos contatos da vítima para, aí sim, aplicar os golpes tradicionais”, resumiu Marcelo de Souza, informando que as pessoas devem tomar cuidado e, mesmo quando receberem mensagens de conhecidos, evitar acessar arquivos suspeitos.