A comunidade católica de Palmital realiza nesta semana as celebrações em louvor a São Francisco de Assis, o santo conhecido pela vida simples, pela dedicação à caridade e proteção à natureza. A programação incluiu bênção a animais e celebrações especiais nas paróquias de Santo Antônio e de São Sebastião, que tem capela dedicada ao Padroeiro na entrada do conjunto habitacional Miguel Huertas (CDHU), na região do bairro São José.
A Paróquia de São Sebastião realizou entre quarta (01/10) e sexta-feira (03/10) o Tríduo com missas diárias na capela de São Francisco, que também é padroeiro da Diocese de Assis. Neste sábado (04/10), acontece a bênção aos animais em frente à igreja, às 17 horas e, à noite, a missa solene em louvor ao Padroeiro, a partir das 19 horas, seguida de procissão que seguirá até o salão de festas da capela de São José, onde ocorre quermesse durante este final de semana.
A Paróquia de Santo Antônio realiza uma celebração neste sábado (04/10) com bênção aos animais e arrecadação de ração durante a missa na igreja matriz do bairro Paraná, a partir das 19h30. A celebração ocorre junto à Novena de Nossa Senhora Aparecida, que foi iniciada ontem e seguirá até o próximo final de semana com missas diárias presididas por padres convidados. Também estão previstas quermesses nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de outubro em comemoração à Padroeira do Brasil.
PADROEIRO – São Francisco de Assis, também conhecido como São Francisco de Paula, foi um santo católico nascido na Itália em 1181 ou 1182 e falecido em 1226. Ele é uma das figuras religiosas mais importantes da história, conhecido por sua devoção à vida de simplicidade, pobreza e amor aos animais e à natureza.
São Francisco é famoso por fundar a Ordem Franciscana, uma instituição religiosa que pregava a humildade, a compaixão e o desapego aos bens materiais. Ele também é lembrado por seu famoso “Cântico das Criaturas”, uma oração que celebra todas as formas de vida e elementos da natureza como irmãos e irmãs.
São Francisco também é frequentemente representado em obras de arte segurando um pássaro ou rodeado por animais, o que reflete sua crença na importância de todas as criaturas de Deus. É um dos santos mais populares e reverenciados na tradição católica e sua data litúrgica é comemorada em 4 de outubro. É o padroeiro dos animais e do meio ambiente e sua influência continua na religião e na cultura até os dias atuais.












