Agricultor reforma capela em Ibirarema e procura estátua de São Jerônimo para substituir a original furtada

Um monumento de fé, cuidado por gerações de uma mesma família, foi recentemente revitalizado na zona rural de Ibirarema. Após o desgaste pelo tempo e pelo clima, a capela de São Jerônimo passou por completa reforma realizada pelo agricultor Valmir Vaz Rosso, o Mimo. Para completar a reforma da capela, localizada em propriedade na Água da Linguiça, ele está em busca de uma estátua do padroeiro para substituir a imagem original que foi levada por ladrões.

Mimo contou ao JC que custeou a reforma com recursos próprios e a ajuda de profissionais para recuperar a estrutura de alvenaria, incluindo uma nova calçada externa, a substituição do telhado e a pintura completa do prédio. “Os gastos foram por minha conta e eu consegui reformar toda a igreja. Deus dá saúde e a gente vai lutando”, contou o agricultor, responsável por seguir os exemplos do avô e do pai para manter uma tradição familiar de manter a capela.

De acordo com Mimo, há mais de um século a construção está sob os cuidados de sua família. O agricultor contou que, no início, era uma estrutura de madeira e que seu avô foi quem construiu a capela em alvenaria. Para completar o projeto de revitalização, Mimo está à procura de uma nova estátua de São Jerônimo para substituir a original que foi furtada em março deste ano e que ainda não encontrou uma estátua similar.

Segundo Mimo, sua cunhada esteve em Aparecida e até encontrou uma imagem de São Jerônimo em loja de artigos religiosos, mas era uma peça muito diferente da que fazia parte do altar na Água da Linguiça. São Jerônimo é doutor da Igreja pelos estudos das Escrituras Sagradas e pelas contribuições para o catolicismo, como padroeiro de tradutores e secretários.

Mimo está fazendo contatos para encontrar uma peça à venda ou algum profissional que possa reproduzir a estátua religiosa. Quem quiser contribuir, pode enviar mensagem para o número (14) 99703-4866.

FURTO – Conforme apurado na época do furto, apenas a estátua de São Jerônimo foi levada, mesmo estando no altar junto a diversas imagens que incluem Jesus Cristo e santos como Nossa Senhora Aparecida, São José, São Sebastião, Santo Expedito, Santo Antônio e quadros com motivos sacros. A capela fica às margens da vicinal de acesso à Água do Jaborandi e ao porto do Cedro, no rio Paranapanema, e às instalações da antiga destilaria Oncinha. O crime foi registrado na Polícia Civil, mas a autoria ainda não foi identificada.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.