A noite de Halloween no Brasil terá cometa e bolas de fogos iluminando o céu graças à passagem das Táuridas do Sul, uma chuva de meteoros anual formada por fragmentos do cometa Encke. Esses fragmentos, alguns maiores que o normal, produzem bolas de fogo que podem ser vistos de meados de setembro a novembro.
Com pico entre os dias 4 e 5 de novembro, o fenômeno ocorre na direção da constelação de Touro e é melhor apreciado a olho nu, longe das luzes da cidade.
O que é a chuva de meteoros Táuridas do Sul?
Conforme o site especializado em astronomia Star Walk, a chuva de meteoros Táuridas do Sul é um fenômeno anual de meteoros que ocorre entre setembro e novembro, com pico em meados de outubro ou início de novembro.
A chuva de meteoros Táuridas do Sul é um fenômeno anual de meteoros que ocorre entre setembro e novembro Foto: iStock/ND
Ela é uma das duas correntes da chuva de meteoros Táuridas e é causada pelo cruzamento da Terra com a trilha de detritos do Cometa Encke, que começou a se desintegrar entre 20 e 30 mil anos atrás.
Embora modesta em termos de números de meteoros, com cerca de 5 meteoros por hora, ela é notável pela possibilidade de produzir bolas de fogo brilhantes e lentas.
Noite de Halloween no Brasil terá cometa e bolas de fogos
As Táuridas do Sul serão visíveis no Brasil, especialmente no final de outubro, mas com pico em novembro, quando a Terra atravessa a trilha de detritos do cometa Encke. A observação será melhor em locais mais escuros, longes das luzes da cidade, apontado para a direção da constelação de Touro.
Apesar disso, a visibilidade será um pouco prejudicada no pico de novembro de 2025 devido a Lua Cheia.
Como observar a chuva de meteoros
Para assistir a chuva de meteoros, não é preciso o uso de telescópios ou equipamentos de astronomiaFoto: Canva/ND
O fenômeno ocorre na direção da constelação de Touro e é melhor apreciado a olho nu, longe das luzes da cidade.
Para aproveitar melhor o espetáculo, especialistas recomendam observar o céu após a meia-noite, quando o radiante (ponto de origem da chuva de meteoros) está mais alto.
Além disso, evitar o uso do celular ajuda os olhos a se adaptarem à escuridão, tornando os cometas e bolas de fogo ainda mais visíveis.
Um espetáculo ao ar livre
Se você busca um cenário perfeito para observar a noite de Halloween no Brasil, escolha um local afastado da poluição luminosa, prepare uma manta ou cadeira e fique atento ao céu.
O espetáculo promete ser inesquecível.
Fonte: ND+












