Noite de Halloween no Brasil terá cometa e bolas de fogo cruzando o céu; quando e onde assistir

noite de Halloween no Brasil terá cometa e bolas de fogos iluminando o céu graças à passagem das Táuridas do Sul, uma chuva de meteoros anual formada por fragmentos do cometa Encke. Esses fragmentos, alguns maiores que o normal, produzem bolas de fogo que podem ser vistos de meados de setembro a novembro.

Com pico entre os dias 4 e 5 de novembro, o fenômeno ocorre na direção da constelação de Touro e é melhor apreciado a olho nu, longe das luzes da cidade.

O que é a chuva de meteoros Táuridas do Sul?

Conforme o site especializado em astronomia Star Walk, a chuva de meteoros Táuridas do Sul é um fenômeno anual de meteoros que ocorre entre setembro e novembro, com pico em meados de outubro ou início de novembro.

Imagem do céu noturno com várias estrelas cadentes brilhando intensamente na madrugada, criando um espetáculo celestial impressionante.A chuva de meteoros Táuridas do Sul é um fenômeno anual de meteoros que ocorre entre setembro e novembro Foto: iStock/ND

Ela é uma das duas correntes da chuva de meteoros Táuridas e é causada pelo cruzamento da Terra com a trilha de detritos do Cometa Encke, que começou a se desintegrar entre 20 e 30 mil anos atrás.

Embora modesta em termos de números de meteoros, com cerca de 5 meteoros por hora, ela é notável pela possibilidade de produzir bolas de fogo brilhantes e lentas.

Noite de Halloween no Brasil terá cometa e bolas de fogos

As Táuridas do Sul serão visíveis no Brasil, especialmente no final de outubro, mas com pico em novembro, quando a Terra atravessa a trilha de detritos do cometa Encke. A observação será melhor em locais mais escuros, longes das luzes da cidade, apontado para a direção da constelação de Touro.

Apesar disso, a visibilidade será um pouco prejudicada no pico de novembro de 2025 devido a Lua Cheia.

Como observar a chuva de meteoros

Grupo de pessoas observando o céu noturno com telescópios em uma paisagem de montanhas ao entardecer, com a Lua visível no céu estreladoPara assistir a chuva de meteoros, não é preciso o uso de telescópios ou equipamentos de astronomiaFoto: Canva/ND

O fenômeno ocorre na direção da constelação de Touro e é melhor apreciado a olho nu, longe das luzes da cidade.

Para aproveitar melhor o espetáculo, especialistas recomendam observar o céu após a meia-noite, quando o radiante (ponto de origem da chuva de meteoros) está mais alto.

Além disso, evitar o uso do celular ajuda os olhos a se adaptarem à escuridão, tornando os cometas e bolas de fogo ainda mais visíveis.

Um espetáculo ao ar livre

Se você busca um cenário perfeito para observar a noite de Halloween no Brasil, escolha um local afastado da poluição luminosa, prepare uma manta ou cadeira e fique atento ao céu.

O espetáculo promete ser inesquecível.

Fonte: ND+

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.