Trabalho foi intensificado há um ano e atendeu solicitações pendentes desde 2013 com investimento de recursos do orçamento municipal
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Palmital está realizando um mutirão que já beneficiou centenas de pacientes que aguardavam os exames solicitados por médicos durante consultas em unidades básicas. O trabalho, iniciado há aproximadamente um ano, tem como objetivo zerar as filas de espera e já atendeu casos de pessoas que aguardavam pelos serviços desde 2013. Os procedimentos, que incluem consultas em especialidades e exames clínicos e laboratoriais, são custeados com recursos próprios do orçamento municipal.
Entre os serviços oferecidos no mutirão estão exames de ultrassonografia abdominal. Com média de 50 procedimentos realizados a cada semana por profissionais contratados pelo município, o trabalho deve ser concluído com 700 procedimentos realizados. Segundo a secretária Daniele Andrade dos Santos, os diagnósticos por imagem estavam suspensos na rede municipal e foram retomados em 2017, possibilitando eliminar as filas de espera para avaliação de próstata e pélvis. Ela destacou que ainda estão pendentes 749 exames ginecológicos. “Como algumas filas já foram zeradas, vamos remanejar recursos financeiros para atender outros pacientes”, destacou.
No atual mutirão também foram realizados mais de 1,5 mil exames de audiometria, espirometria (pulmão), raios-x contrastado e de pressão arterial (mapa) e também foram cumpridos todos os encaminhamentos para consultas nas áreas de pneumologia adulto, cardiologia, vascular e avaliações cirúrgicas. Daniele disse ainda que o trabalho reduziu o tempo de espera em várias especialidades, como a dermatologia, cuja fila era de 1,5 mil pacientes e hoje já está atendendo os encaminhamentos solicitados em abril de 2018.
De acordo com a secretária, a Prefeitura está trabalhando para reduzir a demanda e o tempo de espera de pacientes que aguardam por colonoscopia (fila está nos exames solicitados em junho de 2018), tomografia (outubro de 2018) e ressonância (maio de 2018). “Além de reduzir a espera, estamos trabalhando com agendamento imediato para consultas e exames em algumas áreas, possibilitando que o paciente possa ter o diagnóstico mais rápido”, acrescentou.
EQUIPE – Daniele disse que a Secretaria de Saúde está empenhada para que todos os pacientes tenham atendimento rápido e que os procedimentos são custeados com recursos do município, que investiu 34% de orçamento no setor em 2018. A secretária finalizou afirmando que o sucesso do projeto é resultado do empenho equipe de Humanização do Atendimento, que faz a regulação de exames e consultas e é comandada pela auxiliar de saúde Daniele Gotardo Pereira Bueno. “São eles que fazem o processamento de todas as solicitações e encaminhamento. Correm atrás para fazer os contatos com os pacientes e os agendamentos e atendimentos necessários”, explicou.