Palmital arrecada donativos para reconstrução de cidade devastada por tornado no Paraná

Palmitalenses estão envolvidos em uma campanha humanitária para ajudar na reconstrução de casas destruídas por um tornado que arrasou Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, no último final de semana. O objetivo é arrecadar dinheiro e materiais que serão levados no próximo sábado até a cidade localizada entre Guarapuava e Cascavel, a aproximadamente 550 quilômetros de Palmital.

Os fortes ventos, cuja intensidade ultrapassou 250 km/h, destruíram 90% da cidade, segundo balanço da Defesa Civil do Paraná. Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes. O tornado causou a morte de sete pessoas. Ao menos mil moradores ficaram desalojados e 784 ficaram feridos durante o fenômeno climático extremo.

Após o atendimento aos feridos e desabrigados, iniciou-se o trabalho de limpeza para colocar novamente a cidade de pé. Uma força-tarefa para reconstrução envolve a Prefeitura do município e o governo do Estado do Paraná, além do apoio do governo federal, de entidades e de grupos da sociedade civil. A mobilização conta ainda com a solidariedade de pessoas de outras cidades paranaenses e de outros estados.

O comerciante Bruno Bocardo, proprietário de uma casa de materiais de construção em Palmital, aderiu na terça-feira (11/11) a uma campanha regional junto com Gabriel Melo, de Assis, da Construir Loteadora. “Após contato com o pessoal que está ajudando em Rio Bonito do Iguaçu, soubemos do que eles realmente precisam para que possamos arrecadar. Informaram que necessitam de materiais de construção e ferramentas, pois já possuem bastante estoque de comida”, contou.

Com isso, teve início a divulgação da campanha em redes sociais, com o objetivo de arrecadar materiais de construção que servirão para as obras na cidade do Paraná. As doações podem ser feitas em materiais como telhas, cimento ou outros artigos, que podem ser adquiridos em qualquer loja da cidade. “Quem for doar, é só avisar o local em que está a doação que nós vamos buscar para levar até o Paraná”, destacou Bruno.

O comerciante, que recebeu o apoio de amigos, disse que doações em dinheiro também podem ser feitas por meio do PIX de Gabriel Melo, com chave no Nubank pelo CPF 422.702.148-03. “Com o que temos agora, dá para levar 68 telhas Eternit. Vamos ver como será a arrecadação e devemos levar mais coisas, como parafusos e ferramentas”, contou ele na manhã desta quarta-feira (12/11). “Nós vamos levar qualquer tipo de doação, pois a pessoa pode doar o que tocar em seu coração, mas o principal seria o material”, completou.

De acordo com Bruno, a expectativa é carregar um caminhão na sexta-feira (14/11) e partir com os donativos no sábado (15/11) para a entrega em Rio Bonito do Iguaçu. O comerciante disse que, além de contribuir com os materiais, pretende ajudar com a própria mão de obra nos trabalhos de reconstrução da cidade durante o final de semana. Ele destacou que, além de Gabriel Melo, contará com a parceria de amigos na missão humanitária no Paraná.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.