A MetSul Meteorologia projeta uma virada de mês marcada por calor extremo no Estado de São Paulo, com temperatura podendo atingir 40ºC ou mais no interior paulista e calor excessivo na cidade de São Paulo no começo da semana.

O calor que toma conta do Centro-Sul do Brasil é consequência direta de uma bolha de calor instalada no Norte e Noroeste da Argentina, onde máximas de 40ºC a 43ºC estão sendo registradas com máxima ontem de 42,7ºC em Santiago del Estero, no Norte do país vizinho.
A intensa massa de ar quente que cobre o Centro da América do Sul está gerando vários dias consecutivos de temperaturas muito acima da climatologia histórica. O ar extremamente aquecido no país vizinho – impulsionado por uma baixa pressão térmica que favorece fluxo quente pelo interior do continente – já levou regiões do Norte da Patagônia a valores próximos de 40ºC no início da semana e agora começa a repercutir com força no Brasil.
O calor mais intenso se concentra no interior, especialmente no Oeste, Noroeste e Norte paulista. Na segunda-feira (01/12) a temperatura pode ficar perto, ao redor ou até acima dos 40ºC em diversas cidades do interior. Em Palmital, o domingo foi quente e a máxima atingiu 38°C, segundo o Ciiagro. Confira abaixo a previsão do IPMet/Unesp para esta semana:

A chamada bolha de calor — ou domo de calor — se forma quando uma área de alta pressão permanece estacionária sobre uma região, comprimindo o ar e elevando ainda mais a temperatura. Com céu claro e alto ângulo solar típico do verão, o aquecimento se intensifica. Pesquisas consultadas por nossa equipe na MetSul indicam que a mudança climática vem aumentando a frequência e a intensidade desses episódios.
Fonte: Metsul












