O palmitalense José Aparecido Alves, o Zezinho do Fórum, foi um dos homenageados pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo na última sexta-feira (28/11). Em cerimônia realizada no Palácio da Justiça, na capital paulista, foram entregues os Diplomas Ramos de Azevedo a 101 servidores que se destacaram pela longevidade, integridade, ética, coragem, profissionalismo e inspiração no trabalho no Judiciário.
A solenidade foi comandada pelo desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, presidente do TJSP, que ressaltou a importância da honraria, concedida àqueles que prestaram e continuam prestando relevantes serviços ao Poder Judiciário paulista e à sociedade. Entre os homenageados esteve Zezinho do Fórum, que atua como Escrevente Técnico Judiciário no 1º Ofício Judicial da Comarca de Palmital e acumula 45 anos de dedicação à atividade.

Na presença de familiares e amigos, os homenageados receberam os diplomas das mãos do presidente do TJSP e de membros do Conselho Superior da Magistratura. “Hoje, celebramos não apenas trajetórias profissionais, mas verdadeiras histórias de vida dedicadas à construção de um sistema de Justiça mais eficiente, ético e acessível”, declarou Fernando Torres Garcia. “São pessoas que acompanharam transformações profundas, que viram a Justiça evoluir e que, com seu trabalho, ajudaram a escrever capítulos fundamentais da nossa história”, completou.

O presidente reiterou o significado da honraria como reconhecimento público de um trabalho silencioso, mas absolutamente essencial para o funcionamento da Justiça. “Que este momento seja não apenas uma celebração, mas uma verdadeira inspiração para todos nós. Que possamos seguir o exemplo daqueles que, com dedicação e coragem, constroem diariamente o Poder Judiciário da nossa terra”, finalizou.

Perfil
Zezinho nasceu em Palmital em 16 de julho de 1966 e, aos 12 anos, iniciou sua carreira no Judiciário em 1º de fevereiro de 1979, como office boy e auxiliar no Cartório de Registro Civil de Palmital, onde atuou até 5 de janeiro de 1983. Em 12 de janeiro de 1983, foi nomeado Escrevente Autorizado no mesmo órgão. A partir de 21 de julho de 1986, tomou posse como escrevente no 1º Ofício Judicial da Comarca de Palmital, onde permanece até hoje. Ele é casado com Rosângela Pereira de Souza, com quem teve as filhas Ana Beatriz e Ana Vitória.

No dia 12 de novembro deste ano, por meio de ofício da Presidência do TJSP, Zezinho foi informado de que, por sua notável trajetória, receberia o Diploma Ramos de Azevedo. A homenagem foi entregue pelo juiz corregedor-geral da Justiça, Francisco Eduardo Loureiro, que assumirá o comando da corte no biênio 2026/2027. O presidente do TJSP, desembargador Fernando Torres Garcia, também cumprimentou o servidor palmitalense.
“Foi uma grande satisfação que ficará marcada em minha carreira como funcionário do TJSP, pois foi a primeira vez que um servidor da Comarca de Palmital recebe tal homenagem. Agradeço a Deus por este momento e principalmente à minha família por sempre me apoiar. Infelizmente, meus pais não presenciaram e nem minha esposa, pois estão ao lado de Deus, mas tenho certeza de que, de onde estão, a felicidade é imensa. Agradeço a todos que me apoiaram de forma direta ou indireta para este grande momento”, destacou Zezinho.












