A cena cultural alternativa da cidade ganhará destaque no próximo dia 27 de dezembro com a realização do Cumbia Reggae Sessions, evento musical independente que promete oferecer ao público uma experiência diferente das tradicionais festividades locais. A programação será realizada das 17h às 23h, no Centro Cultural de Palmital. O evento conta com apoio da Prefeitura, por meio do Departamento de Educação e Cultura, além de patrocinadores.
A programação inclui discotecagem em vinil de reggae e o show da banda Los Cumbia, que traz para Palmital uma fusão contagiante de ritmos latinos e caribenhos. Formada em 2023, a banda nasceu na cena alternativa de Curitiba (PR), quando André (bateria) convidou o antigo parceiro Pedro “Tocha” (baixo) para criar um projeto diferente, inspirado nos clássicos da cumbia peruana. Pouco depois, Carlos Eduardo “Dudu” assumiu a guitarra e, em 2025, durante o Festival Outubro Vermelho, Bruno “Milek” se juntou ao grupo na percussão, consolidando o quarteto.
O som dos Los Cumbia mistura o gingado amazônico com a força do punk curitibano, explorando linhas circulares e hipnóticas em versões próprias de grandes nomes da cumbia, como Los Mirlos, Los Destellos e The Wembler’s de Iquitos. A conga e o güiro (instrumento de percussão de origem africana) de Milek acrescentam o ritmo característico latino, transformando cada apresentação em um encontro intenso, marcado por movimento e celebração.
A estrutura do evento, que ocorre ao ar livre no Centro Cultural, contará com barracas de alimentos e bebidas para o público, além de banheiros químicos. Segundo o organizador Alcides Damini Proetti, o Cidex, o Cumbia Reggae Sessions é mais do que um evento musical: trata-se de um gesto de resistência cultural, que busca criar um espaço de convivência, amizade e diversidade. “Com colaboração e criatividade, é possível movimentar a cena alternativa e valorizar a cultura de forma genuína e acessível”, destacou.













