O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou que um tornado atingiu a cidade de Flores da Cunha, na Serra do estado, na noite de segunda-feira (08/12). Até a noite de terça-feira (09/12), cerca de 500 casas permaneciam sem luz.
Segundo o Climatempo, o tornado foi provocado por um ciclone extratropical que atinge o Sul do país e já gerou volumes de chuva acima dos 100 mm nas últimas 24 horas em diversas cidades, especialmente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
Imagens aéreas dos estragos na comunidade de Alfredo Chaves, no município de Flores da Cunha, mostram que a área foi atingida pelo tornado. De acordo com o órgão, a tempestade provocou ventos acima de 100 km/h e a Prefeitura decretou situação de emergência.
Pelo menos 43 residências sofreram danos, e não há registro de feridos. Telhados de escolas, comércios, uma igreja e a Unidade Básica de Saúde (UBS) tiveram prejuízos. Equipes da Defesa Civil seguem no local.
Em Santa Catarina, a chuva também causou estragos. Em São José, os acumulados já superaram 100 mm, reforçando o alto potencial de precipitação associado ao sistema.
Quando e onde o ciclone se formou?
O ciclone extratropical se formou na segunda-feira (08/12), a partir da intensificação de uma área de baixa pressão entre o sul do Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul. Na madrugada de terça-feira (09/12), o sistema se organizou completamente e deslocou seu centro para o oeste do estado.
O ciclone avançou de oeste para leste, atravessando o Rio Grande do Sul e alcançando a região da Grande Porto Alegre durante a noite.
O instituto destaca ainda que o ciclone não atuará diretamente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, apenas seus efeitos indiretos, como ventos e instabilidades, serão sentidos nessas áreas.
Fonte: Rádio Itatiaia













