Ibirarema é certificada novamente no Programa Município VerdeAzul

O governo do Estado divulgou na tarde da terça-feira da semana passada (09/12) o Ranking Ambiental Paulista com a pontuação final do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL-SP). O programa estadual incentiva o desenvolvimento de ações de sustentabilidade nos municípios e premia as prefeituras mais bem pontuadas.

Durante cerimônia com a presença do governador Tarcísio de Freitas, foi entregue o Troféu Governador Franco Montoro aos cinco melhores colocados em cada faixa populacional, com a certificação de 98 municípios. O evento reuniu Eleuses Paiva, secretário estadual da Saúde, e Natália Resende, secretária estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, lideranças municipais e outras autoridades.

O prefeito esteve com o governador Tarcísio de Freitas durante evento em SP

CONQUISTAS – O município de Ibirarema atingiu 92,5 pontos neste ciclo ambiental, alcançando a 3ª posição do Grupo 1, dos 119 participantes com menos de 10 mil habitantes, com base no ranqueamento ambiental do Estado de São Paulo. Ibirarema também conquistou o 1º lugar na Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema e foi o de melhor desempenho entre os membros do Civap. O certificado foi recebido pelo prefeito José Benedito Camacho, o Camachinho, acompanhado de Bianca Awada, diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Ibirarema.

Ibirarema possui histórico de premiação no PMVA com as 10 primeiras certificações consecutivas obtidas entre 2008 e 2017, e retomou a participação desde 2021. Camachinho agradeceu o trabalho árduo da equipe ambiental municipal, que está demonstrando a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento sustentável realizadas em Ibirarema.

De acordo com a Prefeitura de Ibirarema, o PMVA é de grande importância para os municípios paulistas, pois serve de requisito para liberação de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRI) e para a base de cálculo do ICMS Ambiental, e de atendimento das metas do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.