Um policial militar morreu após ser atropelado por motociclistas que desobedeceram ordem de parada e fugiram durante abordagem na Zona Norte de São Paulo.
Câmera de segurança gravou o atropelamento na madrugada de domingo (04/01) na Avenida Inajar de Souza, no Jardim Peri. A equipe de reportagem teve acesso às imagens que circulam nas redes sociais (veja vídeo abaixo).
Os pilotos das motos foram embora sem prestar socorro à vítima. O soldado Lucas Lopes Bernardo tinha 27 anos e trabalhava no 9º Batalhão da Polícia Militar (PM). O caso foi registrado como homicídio doloso, com intenção de matar, pela Polícia Civil.
Nas filmagens é possível ver quatro motos não obedecendo a ordem de parar na via dada pela Polícia Militar. O soldado Bernardo caminha na direção das motocicletas, se desequilibra com a passagem delas e cai na pista. Ao menos duas delas o atingem em seguida: uma perto das suas pernas e outra na cabeça.
PM morre no hospital
As cenas são fortes e levam ao desespero outros PMs que estavam no local. Eles aparecem colocando as mãos para o alto sem acreditar. Enquanto isso, Bernardo aparece caído no chão.
Seus colegas se aproximam das viaturas que estavam estacionadas na via e pedem socorro. Outros carros da Polícia Militar chegam. Depois surge a ambulância, que leva o soldado para o Pronto Socorro do Hospital Cachoeirinha. Mas Bernardo não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
A investigação deverá ser feita pelo 72º Distrito Policial (DP), Vila Penteado. Policiais da delegacia analisam as imagens da câmera de segurança para tentar identificar e prender o grupo de quatro motociclistas suspeito de participar do assassinato de Bernardo.
O que diz a SSP
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/4/i/CiA7YBRuSt2LU14bV74g/pm-fotos.gif)
Soldado Lucas Lopes Bernardo tinha 27 anos e morreu após ser atropelado por ao menos duas motos em São Paulo — Foto: Reprodução/Divulgação
“A Secretaria da Segurança Pública (SSP) lamenta a morte de um policial militar, de 27 anos, atropelado de forma intencional durante uma tentativa de abordagem”, informa trecho da nota da pasta.
“Policiais militares realizavam patrulhamento ostensivo pela região quando avistaram um grupo de motocicletas se aproximando. Foi dada ordem de parada, que não foi obedecida. Durante a ação, os suspeitos atropelaram o policial e fugiram sem prestar socorro”, segundo a Secretaria da Segurança.
“O caso foi registrado como homicídio, e as diligências para identificar e responsabilizar os autores seguem em andamento”, finaliza o comunicado da SSP.
Todos os motociclistas envolvidos no atropelamento usavam capacetes e não levavam garupas nas motos.
Policiais ouvidos pela equipe de reportagem informaram que o velório e enterro do soldado deverá ocorrer nesta segunda-feira (05/01). O local e horário não foram informados. Segundo eles, o PM morto era casado e a esposa estaria grávida.
Fonte: g1













