Shows artísticos no Paraná são alvos de operação contra “rachadinha”

Operação da Polícia Federal e do Gaeco, do Ministério Público do Paraná, apura o desvio de grande volume de recursos públicos para realização de shows artísticos em dezenas de cidades do Estado.

Estão sendo investigados 89 prefeitos suspeitos de participar do esquema de “rachadinha” das emendas parlamentares indicadas aos governos federal e estadual.

A investigação de grande envergadura, conduzida pelo Gaeco e PF, pretende desmontar um esquema de corrupção considerado sofisticado e que pode incluir também deputados, vereadores, promotores de eventos e artistas contratados.

As apurações tramitam em sigilo na PGR – Procuradoria Geral da República – e no TCU – Tribunal de Contas da União -.

A investigação parte da premissa que os parlamentares indicam as emendas, cujos valores hoje superam os investimentos federal e estadual em muito municípios, e negociam com os prefeitos o retorno de uma comissão de até 25% do valor transferido às Prefeituras.

Para consolidar o esquema, artistas e promotores de eventos emitem recibos em valor maior do que de fato recebem para a realização do show.

Um dos aspectos facilitadores do esquema seria a fragilidade dos mecanismos de fiscalização, que não estariam cumprindo as funções adequadamente.

Inicialmente, estão sendo investigados os repasses de recursos enviados por deputados para municípios das regiões Sudoeste e Oeste do Paraná.

O caso, que pode ser considerado um grande escândalo de corrupção, pelo volume de recursos liberados, traz novamente à tona os riscos da concentração de grande parte dos orçamentos estaduais e federal nas emendas parlamentares que, quando não devidamente auditadas e com absoluta transparência, se tornam caminho livre para a malversação.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.