As companhias de Santos Reis encerraram nesta semana as jornadas de visitas em Palmital e região, onde realizaram a arrecadação de doações para a 69ª edição da Festa de Santos Reis. O evento será promovido pela Amtrac – Associação de Manutenção das Tradições Culturais de Palmital – em parceria com a Prefeitura, no dia 17 de janeiro, no recinto da Água Nova. Os grupos iniciaram os trabalhos no Dia de Natal, em representação à saga bíblica da peregrinação dos Reis Magos, que partiram do Oriente para adorar o Menino Jesus nascido em Belém.
Na terça-feira (06/01), Dia de Santos Reis, a companhia da Água das Três Ilhas concluiu sua jornada em um almoço na residência da família de Geraldo de Souza, folião já falecido, cujos parentes mantêm a tradição de louvor e acolhimento aos Santos Reis. O grupo, composto por cantores, músicos, palhaços e foliões, realizou louvação aos anfitriões e adoração ao presépio, além de entoar bênçãos sobre os alimentos oferecidos aos participantes do encontro.
Na quarta-feira (07/01), a bandeira da Água dos Faceiros esteve na sede da Prefeitura e foi recebida pelo prefeito Luis Gustavo, acompanhado de representantes de outras companhias, do coordenador da cozinha Toninho Fernandes e do empresário Eduardo Tirolli, diretor da Amtrac. Em seguida, o grupo seguiu para o salão de festas da Água da Corredeira, onde concluiu sua jornada em um almoço oferecido pelas famílias Gonçalves e Faceiro.

A Companhia das Anhumas também encerrou sua jornada na quarta-feira (07/01), em almoço oferecido pelo agricultor José Lázaro Tusco. Todas as doações arrecadadas pelas bandeiras serão destinadas à Amtrac, que não nomeou festeiro para este ano e realizará uma edição em homenagem a Toninho Fernandes, coordenador da cozinha há várias décadas e figura importante para a manutenção da tradição no município, considerada uma das maiores do gênero no Brasil.
Nesta semana, a Amtrac intensificou a montagem da estrutura na Estância de Santos Reis, localizada na Água Nova, incluindo a instalação de 1.500 m² de tendas que abrigarão a área de alimentação. A partir de domingo (11/01), a equipe da cozinha iniciará a preparação das toneladas de alimentos que serão servidos aos milhares de participantes previstos para o evento. O banquete simboliza a crença na prosperidade para o ano que se inicia.


















