Prefeitura de Ibirarema recebe inscrições para programa de castração gratuita de cães e gatos

Ibirarema está dando um importante passo na promoção do bem-estar animal ao realizar o 1º CastraPet, programa que possibilitará a castração gratuita de 80 cães e gatos. A iniciativa marca o engajamento da administração do prefeito José Benedito Camacho na causa dos pets, com apoio da Câmara Municipal e do governo do Estado de São Paulo para viabilizar o projeto.

As inscrições de tutores para o projeto foram iniciadas nesta terça-feira (13/01) na modalidade presencial no Consultório Veterinário, localizado no pátio do setor de transportes da Prefeitura, ao lado da estação ferroviária. Os interessados devem procurar o serviço, na Avenida Deputado Nelson Fernandes, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas, até a próxima sexta-feira (16/01).

Segundo informações da assessoria da Prefeitura de Ibirarema, o CastraPet representa um ato de responsabilidade e amor pelos animais e contribui para o controle populacional e prevenção de doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos. A ação reforça o compromisso da administração municipal com políticas públicas voltadas à causa animal.

REGRAS – O programa atende exclusivamente animais de tutores residentes em Ibirarema. A prioridade, segundo a organização, é para cães e gatos criados por famílias de baixa renda, animais em situação de abandono e os que estejam sob cuidados de ONGs de protetores.

De acordo com o regulamento, somente serão atendidos animais com idade entre 4 meses e 8 anos, previamente inscritos por meio do formulário online que pode ser acessado pela internet. No dia do procedimento, os pets devem estar em jejum de 6 a 11 horas e todos os tutores precisam apresentar documento de identificação. O atendimento será exclusivo para animais agendados.

Os trabalhos do 1º CastraPet de Ibirarema estão previstos para ocorrer no dia 2 de fevereiro de 2026, quando um ônibus adaptado para as castrações estará na praça Elisa Gomed Marchesani, ao lado da estação ferroviária, a partir das 8 horas. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (14) 99886-3659.

Para garantir a segurança, cães das raças pitbull, rottweiler, dog argentino, fila brasileiro, pastor em geral ou com histórico de ataques, deverão estar de focinheira e guia. Todos os animais, independentemente da raça, devem comparecer com coleira e guia. Já os animais braquiocefálicos (de focinho chato), com idade avançada ou doenças pré-existentes, não serão atendidos por questões de risco.

No dia da castração, todos os pets passarão por atendimento clínico gratuito antes do procedimento. O pós-operatório será de inteira responsabilidade do tutor, que deverá seguir rigorosamente as orientações médicas. Cada inscrição é individual, sendo necessário preencher uma ficha para cada animal.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.