A 69ª edição da Festa de Santos Reis, a mais tradicional celebração folclórico-religiosa de Palmital, será realizada no próximo sábado como um dos maiores eventos do gênero no Brasil. A celebração, em recinto próprio no bairro rural da Água Nova, tem programação religiosa que representa a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus e o banquete com toneladas de alimentos aos milhares de visitantes esperados.
A comemoração é organizada pela Amtrac – Associação de Manutenção das Tradições Culturais de Palmital -, com apoio da Prefeitura, patrocinadores e parceiros, na Estância de Santos Reis. Como não houve a nomeação de festeiro, a comemoração deste ano fará homenagem a Toninho Fernandes, coordenador da cozinha há várias décadas e figura importante para a manutenção da tradição no município.
Desde o último final de semana, os trabalhos de preparação foram intensificados no recinto, às margens da vicinal Mário de Oliveira Garcia (PMT-010), que faz ligação em terra com Campos Novos Paulista. Na cozinha, montada em amplo galpão com fogões e outros equipamentos, estão sendo preparados os alimentos arrecadados pelas bandeiras das Anhumas, dos Faceiros e das Três Ilhas.
Na manhã desta terça-feira, o JC esteve o recinto e conferiu a mobilização de grande número de voluntários para a preparação do tradicional cardápio que representa a culinária rural da região. No sábado, a programação será iniciada com missa às 9 horas e a abertura da área de alimentação, coberta com 1,5 mil m² de tendas, às 10 horas. A partir das 12 horas, inicia-se a cerimônia do encontro das bandeiras, seguida da adoração ao Presépio.






















