Uma grande ação voltada ao bem-estar animal foi realizada na semana passada por meio de parceria entre a Prefeitura de Palmital e o governo do Estado de São Paulo. O município foi beneficiado com uma das etapas do programa Pro Pet SP, que trouxe a Palmital uma unidade para castração gratuita de 220 animais, entre cães e gatos, em um mutirão de dois dias na praça Santo Antônio, no bairro Paraná.
O trabalho do Castrabus, viabilizado por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), contou com parceria do Centro de Triagem Animal (CTA) da Prefeitura, que foi responsável pela triagem que seguiu a ordem de inscrição. O mutirão também contou com apoio de equipes de funcionários dos departamentos de Saúde e de Meio Ambiente, que atuaram na recepção e na organização da fila de atendimento realizado na área coberta do Espaço Festivo Santo Antônio.

O ônibus do Pro Pet SP que atendeu em Palmital, por meio da intervenção do deputado estadual Rogério Nogueira, a pedido do vereador Cristian Nogueira, funciona como um centro cirúrgico móvel com o trabalho de quatro veterinários e cinco auxiliares. O veículo é equipado para a realização dos procedimentos, que seguem padrão técnico e operacional definido pelo governo do Estado e garante segurança e qualidade no atendimento.

As cirurgias, realizadas após triagem prévia com avaliação clínica para confirmar que os animais estavam aptos, foram concluídas com a técnica de ponto intradérmico, que dispensa a retirada posterior e facilita o processo de recuperação. Após o procedimento de castração, os tutores também receberam orientação para o pós-operatório e, em caso de necessidade, a prescrição de receitas de medicamentos para administração aos animais.

Durante os procedimentos do Pro Pet SP, os animais atendidos pelo mutirão receberam microchips, dispositivos do tamanho de um grão de arroz instalados sob a pele de cães e gatos e que armazenam informações do pet como nome, espécie, sexo, cor, idade, raça e os dados do tutor, como endereço e contato, sem função de rastreamento. A leitura dos dados é feita por meio de equipamentos específicos em clínicas veterinárias.

De acordo com Eliane Gaspar Albino, coordenadora do CTA, o Castrabus realizou mais de 220 procedimentos entre a quinta (29/01) e a sexta-feira (30/01) da semana passada. Segundo ela, houve um número convocados superior às castrações previstas, pois a equipe responsável pela campanha considerou previamente os casos de desistências e de animais não aptos ao procedimento durante a avaliação clínica.
Eliane disse ainda que, para garantir o atendimento da demanda, os procedimentos em animais de tutores que não foram atendidos pelo mutirão deverão ser realizados pelo CTA futuramente. O prefeito Luís Gustavo acompanhou os trabalhos e destacou a parceria com o governo do Estado na campanha que reforçou o compromisso da administração municipal e a saúde dos animais domésticos de Palmital.













