Platina, Ibirarema e Salto Grande estão entre as cidades da região que não registraram homicídios em 2025

Das 645 cidades do Estado de São Paulo, 289 não registraram homicídio ao longo de 2025 – o equivalente a 45% do total, quase metade (veja no mapa acima). São 28 cidades na região administrativa de Marília, incluindo Ibirarema, Platina e Salto Grande, segundo dados de levantamento divulgado pela SSP-SP – Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo -.

No ano passado, o Estado registrou o menor número de casos da história de homicídios, com 1.447 registros, queda de 7% em relação a 2024. O território paulista teve o menor índice de assassinatos dos últimos 25 anos.

De acordo com o levantamento da SSP-SP, além de Ibirarema, Platina e Salto Grande, as cidades da região de Marília que não registraram mortes violentas no ano passado foram Alvinlândia, Arco-íris, Bastos, Borá, Cândido Mota, Canitar, Chavantes, Cruzália, Fernão, Herculândia, João Ramalho, Júlio Mesquita, Lupércio, Lutécia, Maracaí, Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane, Pedrinhas Paulista, Pompéia, Queiroz, Ribeirão do Sul, São Pedro do Turvo, Tarumã e Timburi.

Conforme o mapa da SSP-SP, Palmital e Campos Novos Paulista tiveram um homicídio cada no ano passado. No mesmo período, foram registradas 5 mortes violentas em Assis, 3 em Ourinhos e 11 em Marília, cidades-polos da região. Paraguaçu Paulista aparece na relação com 4 assassinatos e Quatá, que tem menos moradores que Palmital, teve 3 óbitos provocados.

SÉRIE HISTÓRICA – Segundo o levantamento da série histórica da SSP, que reúne dados de 2001 a 2025, o ano passado teve o maior número de cidades sem homicídios desde 2022. Apesar de grande parte das cidades serem pequenas, os índices mostram segurança elevada em cidades de médio porte, de 50 mil a 100 mil habitantes. São Roque, na região metropolitana de São Paulo, com quase 80 mil habitantes, não registrou homicídio em 2025 e contabilizou apenas 68 roubos.

Entre as 58 cidades paulistas entre 50 mil e 100 mil habitantes, 56 tiveram menos de 20 homicídios em 2025, como Caieiras (4 assassinatos), Leme (4), Bertioga (6), São Sebastião (11), Ibiúna (11) e Cruzeiro (18). No recorte mais amplo da série histórica, oito municípios paulistas se destacam por nunca terem registrado um único caso de homicídio em 25 anos de acompanhamento: Águas de São Pedro, Cruzália, Dolcinópolis, Fernão, Pracinha, Santa Salete, São João do Pau d’Alho e Turiúba.

MENOR CRIMINALIDADE – Segundo a SSP-SP, a redução na criminalidade está acompanhada de uma série de avanços promovidos pelo Governo de São Paulo na segurança, com reforço de políticas públicas, investimento no trabalho de inteligência e mais policiais nas ruas.

Em três anos, o governo estadual abriu quase 17 mil vagas em concursos para as polícias – um recorde de mais de 2 décadas –, investiu R$ 1,5 bilhão em segurança e realizou 427 operações conjuntas com Ministério Público, Gaeco e Polícia Federal, que geraram prejuízo de R$ 3 bilhões ao crime organizado. “A estratégia implantada desde o início da gestão está funcionando. Estamos investindo em inteligência, integração da polícia e, muito mais importante, a presença constante nas áreas mais sensíveis”, comenta o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.