O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil Estadual alertam para pancadas de chuva e trovoadas isoladas no interior paulista, afetando principalmente as regiões de Presidente Prudente e Bauru (SP).
Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, a possibilidade de mudança do tempo se deve a uma lenta passagem de frente fria próxima ao estado, entre sábado (07/02) e segunda-feira (07/02).
Esse cenário deverá proporcionar pancadas de chuva mais abrangentes e persistentes, com potencial para precipitações de intensidade moderada a forte em diversos momentos do dia, resultando em acumulados mais expressivos, segundo a Defesa Civil.
Além disso, há possibilidade de ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, transbordamentos de cursos d’água e instabilidades em encostas, principalmente no oeste e centro oeste paulista.
Previsão do tempo
Em outras regiões do interior paulista, como São José do Rio Preto, Itapetininga e Sorocaba, as mudanças mais bruscas devem ser percebidas entre domingo (08/02) e terça-feira (10/02), conforme o Inmet.
Em Presidente Prudente (SP), a mínima deve ser 22 °C, enquanto a máxima pode variar entre 29 °C e 31 °C, com previsão de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas e até trovoadas, entre sábado (07/02) e terça-feira (10/02).
Em Bauru, a mínima deve ser 22 °C, enquanto a máxima será de 28 °C, com previsão de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas, entre sábado (07/02) e terça-feira (10/02).
Já em São José do Rio Preto, a mínima deve ser 22 °C, enquanto a máxima será entre 27 °C e 30 °C, com previsão de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas e até trovoadas, entre sábado (07/02) e terça-feira (10/02).
Em Itapetininga, a mínima deve ser 17 °C, enquanto a máxima ficará entre 25 °C e 36 °C, com previsão de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas, entre sábado (07/02) e terça-feira (10/02).
Em Sorocaba, a mínima deve ser 20 °C, enquanto a média da máxima deve ser 27 °C, com previsão de chuva isoladas, entre sábado (07/02) e terça-feira (10/02).
CONFIRA A PREVISÃO DO IPMET/UNESP PARA PALMITAL

Cuidados
A Defesa Civil reforça à população para redobrar os cuidados durante a vigência do alerta. Veja abaixo.
- Evitar áreas arborizadas durante ventos fortes;
- Prender ou recolher objetos soltos que possam ser arremessados;
- Nunca tentar atravessar áreas alagadas ou com enxurradas;
- Atentar-se aos sinais de deslizamento de terra, como rachaduras nas paredes dos imóveis e água lamacenta descendo pela encosta.
Fonte: g1













