O policial militar aposentado Pedro Sergio Zanette, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (12), às 5h44, após não resistir aos ferimentos provocados por disparos de arma de fogo sofridos no último domingo (08/02) em Ourinhos.
Ele estava internado no Hospital das Clínicas de Marília (SP), para onde foi transferido após passar por cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Marília para exame necroscópico.
Entenda o caso
O crime ocorreu em uma chácara localizada na Rua Rubens Ribeiro de Moraes, no bairro Jardim São Jorge, região do São Carlos, em Ourinhos.
Segundo as investigações, o policial aposentado foi até o imóvel para tratar de questões relacionadas a um arrendamento, quando houve uma discussão com Nathan Eduardo Macieira Antunes, de 25 anos.
De acordo com relato do próprio suspeito à polícia, durante o desentendimento ocorreu uma luta corporal. Ele afirmou que conseguiu tomar a arma do policial e efetuou os disparos.
Pedro Zanette foi atingido por tiros que perfuraram o pulmão direito e transfixaram a coxa, sofrendo ferimentos graves. Ele foi socorrido e passou por procedimento cirúrgico antes de ser transferido para Marília, onde permaneceu internado até o óbito.
Prisão e soltura do suspeito
Após o crime, o suspeito fugiu levando a arma utilizada. Equipes da Polícia Militar iniciaram buscas e conseguiram localizá-lo ainda no domingo, por volta das 17h30, na Avenida Jacinto Sá, em frente ao Mercado Mayara, no bairro Vila Sandano.
No momento da abordagem, Nathan não estava com a arma e indicou um local próximo à sua residência onde teria escondido o armamento. Apesar das buscas, inclusive com apoio do Canil, o objeto não foi encontrado.
Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à Central de Polícia Judiciária, onde confessou o ocorrido. A autoridade policial decretou prisão em flagrante por tentativa de homicídio e representou pela conversão em preventiva, destacando a gravidade do crime.
Entretanto, durante audiência de custódia realizada na segunda-feira (09/02), a Justiça concedeu liberdade provisória ao suspeito, entendendo que não estavam presentes os requisitos legais para a prisão preventiva. Ele foi liberado mediante cumprimento de medidas cautelares e poderá voltar a ser preso caso descumpra as determinações judiciais.
Caso será reclassificado
Com a morte do policial nesta quinta-feira, o caso, inicialmente registrado como tentativa de homicídio, deverá ser reclassificado para homicídio consumado.
A Polícia Civil segue com as investigações e deve encaminhar o inquérito à Justiça após a conclusão dos trabalhos.
Fonte: IBTV












