O Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista (Unesp) aprovou na terça (10/02) a criação do curso de bacharelado em língua e cultura chinesa para o campus de Assis (SP).
De acordo com a Unesp, a graduação, inédita no país e na América Latina, terá duração mínima de quatro anos e oferecerá 40 vagas no período noturno já para o Vestibular de Meio de Ano de 2026, com início das aulas em agosto.
Ainda segundo a instituição, o projeto é uma parceria com a Universidade de Hubei, na China. Os estudantes também terão a possibilidade de cursar os dois primeiros anos no Brasil e, após seleção baseada em desempenho e proficiência, concluir os dois anos finais na China.
O modelo permite a obtenção de dupla diplomação, com ênfase em relações comerciais internacionais. De acordo com a reitora da Unesp, Maysa Furlan, a graduação compartilhada é uma oportunidade estratégica de internacionalização.
Para viabilizar o curso, a Universidade de Hubei investirá US$ 300 mil anuais em infraestrutura no câmpus de Assis. As 40 vagas da nova graduação não ampliam o quadro total da universidade, pois são um remanejamento do curso de Letras de Assis, que passará a oferecer 100 vagas em vez de 140. A Unesp também planeja a contratação de cinco docentes e dois servidores administrativos para atender à nova demanda.
Fonte: g1












