O Carnaval de cada época

“…já não se faz mais Carnaval como antigamente…”

O saudosismo é uma forte característica humana baseada na seletividade da memória que sempre busca os melhores momentos da história da vida ligados à alegria, à felicidade, às boas experiências e às mais fortes emoções do prazer individual, familiar ou das amizades.

A saudade é o sentimento ancorado no passado que rememora e reproduz as melhores vivências, revive pessoas que não mais existem e remete às épocas que jamais serão replicadas no presente ou no futuro, trazendo à tona os sentimentos das melhores lembranças, as vezes frustradas pela percepção de que agora nada é como antes.

Não por acaso, frases ditas e repetidas, até mesmo por jovens, de que já não se faz mais carnaval como antigamente, provam que as lembranças, sempre bem filtradas pela memória seletiva, fazem comparação entre diferentes épocas.

Entretanto, o sentido do prazer, da felicidade e da alegria verdadeira e espontânea está mais ligado ao período de vida do indivíduo do que aos usos e costumes de cada época, pois é justamente na infância, na adolescência e no início da vida adulta que experimentamos os melhores momentos da vida.

A saudade, portanto, não está baseada exatamente nas formas de como se divertia no passado, mas sim no estado mental e físico do indivíduo, de menos compromissos, sem grandes preocupações e com muito mais disposição e vontade de se entregar aos prazeres momentâneos.

Para nossos antepassados, os melhores carnavais foram aqueles das singelas brincadeiras de molhar as pessoas nas ruas e dos primeiros cordões, ranchos e blocos.

Pessoas com mais de 60 anos se lembram com saudade dos carnavais de salão, muitas vezes restritos ao seleto grupo de associados dos clubes, mas cuja alegria e diversão se expandia para todos os recantos das cidades, em forma de reuniões familiares ou de amigos.

Os foliões de meia idade são saudosos dos blocos que se reuniam em recintos próprios com muita música e bebida e participavam de desfiles públicos, enquanto os carnavalescos de hoje preferem os desfiles na TV, as praias, as montanhas ou a paz e a calmaria dos retiros, dos quais certamente também sentirão saudade no futuro.

CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA –     Promoção: R$ 100,00 por seis meses

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.