Temporais atingem país no início desta semana e geram alerta no Litoral de SP; confira previsão para Palmital

A segunda-feira (23/02) começou com sol e sensação de abafamento em várias regiões do Brasil, mas o cenário muda ao longo do dia. A previsão indica risco de temporais em grande parte do país, com possibilidade de chuva forte, rajadas de vento, descargas elétricas, alagamentos e queda de granizo.

Segundo a Climatempo, áreas do Centro-Oeste, Sudeste, parte do Norte e do Nordeste estão em nível de perigo para tempestades nesta segunda.

Capitais com previsão de chuva volumosa

A previsão aponta acumulados significativos em diversas capitais:

  • Manaus: mínima de 23°C e máxima de 30°C, com até 40 mm de chuva.
  • Campo Grande: 21°C a 30°C, com 30 mm.
  • Brasília: 18°C a 26°C, com 25 mm.
  • João Pessoa: 25°C a 30°C, com 25 mm.
  • Natal: máxima de 32°C, com 25 mm.
  • Belém: até 40 mm.
  • Goiânia, Cuiabá, São Luís, Fortaleza, Salvador e Vitória: cerca de 30 mm.

Os volumes podem ocorrer em forma de pancadas intensas concentradas em poucas horas, o que aumenta o risco de alagamentos urbanos.

Sudeste em destaque, com aviso em São Paulo

No Sudeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo estão na área de risco para temporais.

Em São Paulo, a Defesa Civil emitiu aviso meteorológico para todo o estado. A maior parte do território está em nível de atenção, enquanto áreas do litoral e do sul paulista estão em alerta, indicando maior probabilidade de transtornos como alagamentos e quedas de árvores.

Solo encharcado eleva risco de deslizamentos

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta risco moderado de deslizamentos na faixa litorânea entre São Paulo e Rio de Janeiro.

  • Em Peruíbe (SP), o acumulado de chuva chegou a 271 mm nas últimas 48 horas, e a previsão indica mais 50 mm ao longo desta segunda.
  • Em Paraty (RJ), foram registrados 201 mm no mesmo período, com previsão de mais 30 mm hoje.

Com o solo já saturado, novas pancadas aumentam o risco de escorregamentos em encostas.

O que provoca as instabilidades

Imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/CPTEC) mostram grande concentração de nuvens carregadas entre o Centro-Oeste e o Sudeste.

A instabilidade está associada à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, combinada com o calor e a umidade elevados. Ao mesmo tempo, a circulação de ventos no oceano ajuda a manter a umidade avançando sobre o país, favorecendo a formação de temporais.

Tendência para fevereiro

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão climática para fevereiro indica chuva acima da média em grande parte do Sudeste e do Norte do país, incluindo áreas do centro-norte de São Paulo, sul de Minas Gerais e partes do Rio de Janeiro. O órgão também aponta temperaturas dentro ou acima da média em boa parte do território nacional.

A orientação é que a população acompanhe os avisos da Defesa Civil e evite áreas alagadas e regiões de encosta durante as pancadas mais intensas.

Fonte: g1

CONFIRA PREVISÃO PARA PALMITAL NESTA SEMANA

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.