Católicos de Palmital iniciam celebrações do Ano Jubilar Franciscano – Confira fotos

A comunidade católica de Palmital viveu um momento de fé e emoção na noite do último sábado (18/07) durante a abertura oficial do Ano Jubilar Franciscano, celebrado pela Paróquia de São Sebastião. As atividades religiosas marcaram o início da programação alusiva aos 800 anos da morte de São Francisco de Assis, santo conhecido por sua vida de humildade, amor à natureza e fraternidade.

A programação do sábado teve início às 18 horas, com uma carreata que reuniu grande número de fiéis, com a presença dos padres Guilherme Caetano e Otávio Peres, que portavam uma relíquia de São Francisco. A concentração ocorreu na  igreja Matriz de São Sebastião e, após passar pelas comunidades de Santo Afonso, São Vicente e São José, chegou na Capela de São Francisco, na região do CDHU Miguel Huertas, onde foi celebrada a Santa Missa Inaugural do Ano Jubilar Franciscano.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi a exposição da Relíquia de 1º Grau de São Francisco de Assis, um fragmento do corpo do santo, que ficou disponível para veneração dos fiéis. Segundo a tradição católica, a relíquia representa a presença espiritual do santo, tornando o local um espaço de especial graça e devoção. “A Igreja ensina que onde está uma relíquia, a presença espiritual do santo se faz”, destacou padre Guilherme.

Durante o Ano Jubilar, que se estende até janeiro de 2027, todas as igrejas dedicadas a São Francisco de Assis se tornam locais de peregrinação. Os fiéis que participarem das celebrações se confessarem, comungarem e rezaram pelo Papa para receber indulgência plenária, gesto que simboliza reconciliação e renovação da fé. Durante o Ano Jubilar, a Capela São Francisco passa a receber atividades religiosas diárias e, a partir de agora, passa a ser espaço de visitação e penitência até o início de 2027.

Conforme informações da Paróquia de São Sebastião, as missas na comunidade serão celebradas às terças-feiras, às 19h30, e aos sábados, às 19h, com manutenção das atividades costumeiras durante a semana. O padre Guilherme Caetano ressaltou que o tempo jubilar é um convite à comunidade para viver o Evangelho com simplicidade e amor, em tempo de graças, conversão e fortalecimento da caminhada espiritual.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.