Um novo veranico, que passou a atuar sobre o Brasil nesta quinta-feira (13/08), deve espalhar o calor por uma área maior do país nos próximos dias e elevar os termômetros, com tempo muito seco e quente em quase todo o território nacional até a próxima semana. O fenômeno é provocado pela atuação de uma massa de ar quente e seco sobre grande parte do Estado e tem previsão de ser mais intenso no interior paulista, onde as temperaturas poderão ficar até 7 °C acima da média.
Diante dessa situação, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para a onda de calor, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar até a próxima quinta-feira (20/08). A combinação de calor, ventos moderados, baixa umidade e vegetação ressecada também poderá favorecer a ocorrência de incêndios. O governo estima que a região de Marília, onde estão Palmital e os municípios da Comarca, registre temperaturas de 3 °C a 5 °C acima da média, assim como as áreas de Bauru, Araraquara, Itapeva, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos e a capital paulista.
Segundo o Climatempo, Palmital terá calor intenso e tempo seco. A previsão para os próximos dias indica ausência de chuvas, com temperaturas variando entre mínimas de 17 °C e máximas que podem chegar a 36 °C. As tardes serão marcadas por baixa umidade relativa do ar, oscilando entre 25% e 40%, o que aumenta o risco de desconforto respiratório e ressecamento da pele.
Nesta quinta-feira (13/08), conforme o Climatempo, há estimativa de temperaturas entre 17 °C e 32 °C, com umidade mínima de 39%. Na sexta-feira (14/08), a máxima chega a 33 °C e a mínima a 18 °C, com umidade de 34%. O sábado (15/08) terá temperaturas entre 17 °C e 32 °C, com umidade mínima de 41%. No domingo (16/08), o calor aumenta, alcançando 35 °C de máxima e 17 °C de mínima, enquanto a umidade cai para 29% nos períodos mais secos.
Na segunda-feira (17/08), a previsão indica mínima de 21 °C e máxima de 36 °C, com umidade relativa de apenas 25%. Na terça-feira (18/08), os termômetros podem atingir 35 °C, com mínima de 22 °C e umidade de 25%. Já na quarta-feira (19/08), a máxima prevista é de 36 °C e a mínima de 20 °C, com umidade mínima de apenas 25%, o que reforça o cenário de alerta para desconforto respiratório e risco de queimadas.
A quinta-feira (20/08) será de transição, com marcas entre 24 °C e 34 °C, mas ainda com baixa umidade na casa dos 25%. Na sexta-feira seguinte (21/08), o tempo muda, com máximas de 29 °C e mínimas de 15 °C, além de leve elevação nos níveis de umidade. Porém, o calor deve voltar com força no final deste mês, devido à formação de um novo veranico, com previsão de marcas entre 24 °C durante a madrugada e 37 °C na tarde de 27 de agosto.












