A Associação de Manutenção das Tradições Culturais (Amatrac) anunciou no último final de semana a aquisição de uma propriedade rural que será transformada em recinto permanente da Festa de Santos Reis, manifestação folclórico-religiosa com mais de 80 anos de história em Palmital. A área própria, que será batizada de “Estância de Santos Reis”, foi comprada com o lucro de eventos realizados nos últimos anos e garantirá um local próprio na Água Nova para as celebrações futuras.
O santuário permanente dedicado a Santos Reis em Palmital está sendo instalado em área de três alqueires adquiridos na antiga Fazenda São Lourenço, que pertencia a José Orlandi. A propriedade fica em ponto de fácil acesso às margens da vicinal PMT-010, que faz ligação por terra a Campos Novos, a aproximadamente 2,5 quilômetros do viaduto Alcides Prado Lacreta, no quilômetro 415 da rodovia Raposo Tavares.
No último sábado (28/08), integrantes da Amatrac, que é comporta por ex-festeiros e integrantes das companhias das Anhumas, dos Faceiros e das Três Ilhas, conheceram a propriedade. Eles estiveram com o presidente Eduardo Tirolli, que apresentou as instalações, e iniciaram a discussão para definição da estrutura, incluindo a localização de praça de alimentação e do espaço para o encontro das Bandeiras. Inicialmente, o recinto deverá contar com tendas, mas a proposta futura é instalar estruturas permanentes.
Segundo Eduardo Tirolli, a aquisição de uma área própria para a Festa de Reis é a concretização de um antigo sonho dos integrantes das companhias. Ele enfatizou que a compra da fazenda, que está em fase de conclusão da averbação no serviço de registro de imóveis, foi viabilizada pelo empenho dos foliões e dos voluntários que ajudaram na realização das ultimas festas, que tiveram boas arrecadações e garantiram os recursos para a compra da propriedade.
O presidente disse que a fazenda conta com benfeitorias, como um barracão de mais de 700 m², que passará por adaptação para ser transformado na cozinha e três casas, além de poços artesianos, caixa d’água e rede de energia com transformador. Eduardo disse que, além da terraplanagem, a propriedade está recebendo melhorias e sendo adequada à festa, inclusive com plantio de grama nas laterais para o estacionamento de veículos.
Eduardo destacou também que a preparação do recinto deverá mobilizar o trabalho de voluntários para as adequações necessárias nos próximos meses. O objetivo é garantir a propriedade já possa receber a Festa de Santos Reis em 2021, caso haja a definição de um festeiro. O presidente da Amatrac disse ainda que, como o evento contará com local próprio, as rendas das próximas festas serão revertidas em investimentos para a melhoria da infraestrutura.