O prefeito Thiago Briganó anunciou na manhã desta quarta-feira (06/05), por meio de rede social, que mais duas pessoas de ibirarema testaram positivo para o coronavírus. Com isto, o município chega a cinco casos confirmados do covid-19 por meio de testes-rápidos, cujos pacientes foram submetidos a exames de secreção naso-bucal (swab) para a contraprova que confirmará a infeção. Todas as vítimas são da mesma família.
De acordo com a Prefeitura, as novas vítimas são o namorado e o filho da mulher de 35 anos que havia sido a primeira paciente confirmada com a doença em Ibirarema na semana passada. Eles haviam passado por testes-rápidos anteriormente, que haviam dado negativo. Porém, fizeram novamente o exame e, agora, tiveram resultado positivo. Eles permanecem assintomáticos e em situação de isolamento social domiciliar.
Na segunda-feira (03/05), a Prefeitura já havia anunciado que a mãe, de 61 anos, e a irmã da primeira paciente, de 31, haviam testado positivo para coronavírus. A idosa necessitou de atendimento médico, mas foi liberada para recuperação domiciliar junto com a filha. As três doentes, que não apresentam sintomas mais graves da doença, permanecem em isolamento social e estão sob o acompanhamento da equipe do Departamento de Saúde e Assistência Social.
De acordo com Thiago, graças aos testes-rápidos adquiridos pelo município, foi possível identificar rapidamente os pacientes para isolá-los e evitar a propagação do coronavírus. “Se não seguirmos a orientação da equipe de saúde para prevenir e tomarmos medidas rígidas de isolamento quando aprecem os primeiros sintomas, pois vimos que uma pessoa passou a doença para mais quatro da mesma família, daqui a pouco teremos a cidade inteira contaminada”, enfatizou.
A Prefeitura também disponibiliza desde terça-feira (05/05) telefones para ações de saúde mental de Ibirarema. Profissionais da Secretaria de Saúde farão atendimento psicológico à distância para pessoas que, na situação de isolamento social, se sintam deprimidas, ansiosas, agitadas ou enfrentem outros transtornos. O serviço, que pode ser identificado ou anônimo, ocorre pelos números (14) 3307-1152 e (14) 99886-7120. Há ainda, pelo WhatsApp (14) 99691-7918, orientações nutricionais e para pessoas que sofram com distúrbios alimentares.