O estado de São Paulo registrou 314 novas mortes por coronavírus em 24 horas nesta quinta-feira (20), totalizando 27.905 desde o início da pandemia. As novas confirmações em 24 horas não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os valores costumam ser menores aos finais de semana e segundas-feiras.
A média móvel de mortes, que leva em consideração os registros dos últimos 7 dias e minimiza as diferenças das notificações, é de 226 óbitos por dia nesta quinta. A variação foi de -9% em relação ao registrado há 14 dias, o que indica estabilidade. Como o cálculo leva em conta um período maior, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.
O índice está acima de 200 mortes diárias há 85 dias consecutivos no estado. A estabilidade de mortes em um valor tão alto é chamada de platô e preocupa especialistas.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, também foram registrados 9.451 novos casos confirmados de Covid-19 em 24 horas, elevando o total para 730.828 casos. A média móvel diária de casos é de 8.053 nesta quinta (20).
O número de casos inclui resultados positivos em exames laboratoriais para Covid-19, tanto do tipo rápido, que verifica apenas a presença de anticorpos, quanto do tipo que analisa a presença do vírus no organismo – o chamado exame RT-PCR.
Veja os novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:
- 314 novas mortes
- 9.451 novos casos
Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:
- 27.905 mortes
- 730.828 casos confirmados

Estado de São Paulo tem 27.591 mortes por covid-19
Platô
A secretária de Desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen, afirmou na quarta-feira (19) que para o estado sair da estabilidade alta de mortes os municípios precisam ampliar o monitoramento de pessoas que foram infectadas.
“Para que possamos sair desse platô no estado, em relação a internações e óbitos, precisamos além de seguir os protocolos praticar o trabalho de triagem, testagem e isolamento de contatos. Estamos hoje com 189 municípios que aderiram voluntariamente a esse programa e estamos fazendo um pedido para que mais municípios façam essa adesão para acelerar a saída do platô”, afirmou.
A gestão João Doria (PSDB) anunciou um programa unificado para rastreamento de contatos de infectados quatro meses após o primeiro caso ser confirmado no estado. A medida é apontada como fundamental por especialistas para conter o avanço da doença. Ela já era realizada em algumas cidades, mas sem coordenação estadual para todos os 645 municípios. Na semana passada, o governo anunciou que ampliou o programa.
Internações e ocupação de UTIs
Nesta quinta, a taxa de ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) caiu em relação a quarta, com índices de 57,1% no estado e 55% na Grande São Paulo. Na quarta, as taxas eram de 57,2% no estado e 55,2% na Grande São Paulo.
O número de pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 no estado caiu para 12.277, sendo 5.233 em UTI e 7.044 em leitos de enfermaria. Na quarta, eram 5.285 em unidades de terapia intensiva (UTI) e 7.037 em enfermaria.
Fonte: G1













