Moradora saiu de Agudos (SP), cidade a mais de 20 km de distância, e ficou ser o serviço. Atendimento presencial nas agências do INSS estava previsto nesta segunda-feira (14), mas Justiça suspendeu a reabertura no estado de SP.
Moradores de Bauru e região que tinham perícias agendadas nessa segunda-feira (14) foram surpreendidos ao encontrar a agência do INSS da cidade fechada após o anúncio de retomada das atividades presenciais em todo o país.
Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região suspendeu a reabertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e trabalho presencial no estado de São Paulo. A decisão foi proferida neste domingo (13), durante o regime de plantão judiciário, pelo desembargador federal Gilberto Jordan.
No restante do país, as agências retomaram as atividades, no entanto, os médicos peritos decidiram não retomar as atividades, e todas as perícias médicas agendadas foram suspensas.
A funcionária pública Rosângela Maria Ferreira saiu de Agudos, cidade que fica a 21 km de distância de Bauru, para fazer a perícia que estava agendada para às 9h.
“Eu confirmei pelo telefone, na noite de sábado (12), e disseram que a perícia estava devidamente agendada, que era para eu vir. Saí de casa antes das 8h e quando chega aqui está tudo fechado. É um absurdo isso. Só informaram que chegou uma decisão da Justiça às 7h e não ia ter mais atendimento”, reclama.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/B/K/NnOk3gQ12BgTeedZrfDQ/inss-suspende3.jpg)
O auxiliar de topografia Alisson Aparecido Moraes também tinha a perícia agendada para às 9h. Com um problema na coluna, ele precisa passar pelo atendimento para ter o benefício liberado.
“A gente sai de casa, com problema de saúde, sem dinheiro para condução e chega aqui fechado e sem nenhuma opção de atendimento.”
Em nota, o INSS informou que as agências seguirão fechadas após a decisão judicial e que “os segurados que tinham agendado atendimento devem desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.”
Na decisão, o desembargador avaliou que retomada só deve se dar após “novas vistorias e apresentação de plano seguro” das autoridades de saúde, além de testagem de Covid-19 para todos os servidores do INSS do estado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/l/4/GCWH5vTLqZtutsKLEGkQ/inss-suspende1.jpg)
O presidente do INSS informou que o órgão emitiu avisos sobre a suspensão, mas que nem todos receberam a informação sobre reagendamento de perícias.
FONTE: G1