Símbolo do Halloween, a abóbora não deve estar apenas na decoração, mas também no cardápio das pessoas.
Uma festa do Dia das Bruxas tem como símbolo oficial a abóbora de Halloween. Esse vegetal é uma tradição da festa de folclore que gira em torno de lendas que chegaram a usar esse alimento como símbolo.
Os benefícios da abóbora são diversos e o seu consumo é frequentemente recomendado em cardápios, além de ser um vegetal com grande versatilidade na culinária, podendo ser ingrediente de preparações doces e salgadas.
A abóbora é um alimento rico em vitaminas e minerais, baixo índice de calorias, rico em fibras e fácil de ser incorporada na alimentação, tanto de sua polpa, como em sementes para agregar alto valor nutricional á receitas.
Existem 4 tipos de abóboras: moranga, japonesa (ou cabotiá), paulista e menina brasileira.
A abóbora pode ser consumida refogada, em forma de purês e sopas, como ingredientes de bolos e muffins, até mesmo em compotas e doces artesanais. Sua semente, comumente consumida torrada, é bem-vinda em saladas e tortas salgadas para promover maior teor de fibras e nutrientes.
Receita com abóbora
Ingredientes
- 4 ovos
- 1/2 xícara (chá) farinha de coco
- 1 xícara (chá) abóbora cozida amassada
- 2 colheres (sopa) açúcar de coco ou demerara
- 1/2 colheres (sopa) fermento em pó
- 2 colheres (sopa) óleo de coco
- 2 colheres (sopa) chocolate amargo em gotas
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em forminhas e assem e forno médio por cerca de 25 minutos. Após retirar das forminhas, coloque as gotas de chocolate.
FONTE: G1