A Polícia Federal (PF) fez uma demonstração nesta semana de como usará drones para auxiliar os policiais na prevenção e repressão de crimes eleitorais em Marília (SP). A cidade é uma das 100 do país que contarão com a ferramenta.
Segundo a PF, os drones irão sobrevoar as principais zonas eleitorais da cidade, ajudando a fiscalizar e combater crimes como boca de urna e transporte de eleitores.
Os equipamentos têm tecnologia capaz de torná-los imperceptíveis pelo fato de voar em elevada altitude.

Suas câmeras são capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.
As imagens capturadas serão transmitidas para equipes da Polícia Federal que estarão preparadas para averiguar e combater atividades consideradas ilegais ou suspeitas.
“O drone é uma medida inicial, mas a equipe de policiais em solo é que vai até o local para confirmar ou não uma eventual ilegalidade e, se preciso, tomar as medidas necessárias”, explica Alexandre Schrank Araújo, delegado-chefe da PF de Marília.
Segundo a PF, o uso de drones também contribui para diminuir com a presença física dos policiais e o contato social, medidas necessárias para manter os protocolos de prevenção à transmissão da Covid-19.
Fonte: G1