Polícia Federal vai usar drones para monitorar as eleições

A Polícia Federal (PF) fez uma demonstração nesta semana de como usará drones para auxiliar os policiais na prevenção e repressão de crimes eleitorais em Marília (SP). A cidade é uma das 100 do país que contarão com a ferramenta.

Segundo a PF, os drones irão sobrevoar as principais zonas eleitorais da cidade, ajudando a fiscalizar e combater crimes como boca de urna e transporte de eleitores.

Os equipamentos têm tecnologia capaz de torná-los imperceptíveis pelo fato de voar em elevada altitude.

PF de Marília faz demonstração de como drones serão usados nas eleições

Suas câmeras são capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

As imagens capturadas serão transmitidas para equipes da Polícia Federal que estarão preparadas para averiguar e combater atividades consideradas ilegais ou suspeitas.

“O drone é uma medida inicial, mas a equipe de policiais em solo é que vai até o local para confirmar ou não uma eventual ilegalidade e, se preciso, tomar as medidas necessárias”, explica Alexandre Schrank Araújo, delegado-chefe da PF de Marília.

Segundo a PF, o uso de drones também contribui para diminuir com a presença física dos policiais e o contato social, medidas necessárias para manter os protocolos de prevenção à transmissão da Covid-19.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.