As atividades de órgãos públicos, escolas, instituições financeiras, entidades e em parte dos estabelecimentos comerciais estão suspensas em Palmital nesta sexta-feira, 20 de novembro, para lembrar os aspectos culturais e étnicos dos povos africanos que contribuíram para a formação da identidade da população brasileira.
A data não terá nenhum evento com concentração de público devido à pandemia do coronavírus.
O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar, até ser oficialmente instituído em âmbito nacional por meio da Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
O 20 de novembro lembra a data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, o maior líder negro do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
Em Palmital, a comemoração foi instituída em 2007, por meio de lei do vereador Eduardo Apolinário de Vasconcellos aprovada pela Câmara Municipal.
A comemoração é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data representa o reconhecimento aos descendentes africanos e o combate ao racismo e à discriminação para a criação da igualdade social e a afirmação da cultura afro-brasileira.