O consumo de bebida alcoólica será proibido em ruas e praças de Buri (SP) nos três primeiros dias de 2021. A decisão foi tomada pelo prefeito Omar Yahya Chain (PP) para evitar aglomerações em espaços públicos durante a fase vermelha do Plano São Paulo.
Quem for flagrado consumindo bebida alcoólica em praças e ruas de Buri, entre os dias 1 e 3 de janeiro, estará sujeito a infrações sanitárias e penalidades contidas no artigo 112 da Lei número 10.083. A pena pode variar entre uma advertência, prestação de serviços à comunidade e uma multa de 10 a 10 mil vezes o valor nominal da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP) vigente.

Segundo o prefeito Omar Chain, essa medida de enfrentamento ao novo coronavírus adequa o município ao Plano São Paulo. Durante esses três dias, a cidade terá o reforço de policiais militares de Itapeva. Representantes da Guarda Civil Municipal e do Conselho Tutelar também estarão nas ruas para coibir o consumo de álcool em locais públicos.
“Isso visa a tranquilidade. Houve muitos excessos nessa passagem do feriadão de Natal”, comenta Omar Chain.
Hábito
O presidente da Associação Comercial de Buri, Nei Carvalho, ressalta que essa decisão do prefeito também foi motivada por um costume existente na cidade. “Aqui, as pessoas têm o hábito de comprar bebida alcoólica e se reunir na rua para o consumo. Isso geralmente acontece até em frente dos bares, o que incomoda os comerciantes”, diz.
De acordo com Nei, tanto o decreto estadual quanto o municipal afeta diretamente o comércio de Buri. “Mas eu conversei com comerciantes e eles, de certa forma, entenderam a necessidade de proibir a venda”, completa.
Fonte: G1