Centro de Covid de Palmital faz 78 atendimentos no primeiro dia útil após festas de final de ano

Centro de Covid de Palmital faz 78 atendimentos no primeiro dia útil após festas de final de ano

O descaso com a prevenção ao coronavírus observado durante as confraternizações e aglomerações divulgadas nas redes sociais nas festas de final de ano já começa a mostrar efeitos no setor de saúde pública em Palmital.

No primeiro dia útil de 2021, nesta segunda-feira (04/01), 78 pessoas foram atendidas até às 16h30 com sintomas da doença no Centro de Covid que funciona na Santa Casa de Misericórdia.

A unidade, que está em atividades desde outubro do ano passado no Centro de Diagnóstico, está recebendo pacientes com quadros gripais e síndromes respiratórias.

O ambulatório, que funciona durante os dias de semana das 8 às 17 horas, conta com equipe de enfermeiros e médico para consultas, orientações e atendimentos aos pacientes, além de realizar a coleta de exames para o diagnóstico do covid-19.

Segundo a Santa Casa, o centro fez atendimento a 230 pessoas em outubro. Em novembro, quando se verificou a aceleração na transmissão pela segunda onda do coronavírus, o fluxo cresceu 43% e chegou a 329 pacientes assistidos pelo ambulatório. Em dezembro, o aumento foi de 63,5%, quando 585 doentes passaram pela unidade.

A interventora Fabiana Paes disse que, diante da elevada demanda, haverá reforço na equipe do Centro Covid a partir desta terça-feira (05/01).

Ela informou que foram realizados 10 coletas de swab (secreção nasofaríngea) e oito testes rápidos, cujos resultados ainda não foram divulgados pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

Os demais casos foram orientados a retornar posteriormente, pois há prazos previamente definidos para a coleta de exames a partir do aparecimento dos sintomas.

Fabiana destacou que a unidade da Santa Casa atende apenas pacientes com sintomas e que, em caso de suspeita, pessoas assintomáticas devem procurar as unidades básicas.

A interventora lembrou ainda que a ala de isolamento do hospital, que tem 9 leitos, está atendendo 4 pacientes atualmente. Outra agravante, informou, é que as UTIs da região para a doença estão lotadas e não têm mais vagas para receber pacientes graves.

CONFIRA O BOLETIM DO COVID DESTA SEGUNDA-FEIRA

Compartilhe

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.