A secretaria da Saúde da Prefeitura e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) mantêm nesta semana a série de reuniões com comerciantes, empresários, empreendedores e prestadores de serviços para intensificar o enfrentamento ao coronavírus em Palmital. O objetivo é informar, orientar e reforçar as medidas de biossegurança para conter a disseminação da Covid-19.
Na semana passada, houve encontros com representantes dos setores de supermercados, mercados, materiais de construção, adegas, sacolões, roupas, calçados e móveis. Na manhã desta segunda-feira (31/05) a secretária de Saúde Nádia Ortiz, que estava acompanhada de representantes da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Sanitária, do programa Estratégia de Saúde da Família e do Conselho Municipal de Saúde, se reuniu com profissionais de salões e produtos de beleza, de drogarias e de farmácias.
O encontro, realizado no auditório do Centro Cultural com a presença do presidente do Sincomercio Ângelo Breganó, serviu para a apresentação do Plano de Contingência à Covid de Palmital, com orientação sobre os procedimentos e cuidados a serem tomados nos ambientes de trabalho. O objetivo é informar os profissionais e garantir que haja um trabalho com procedimentos padronizados em todos os estabelecimentos para o enfrentamento à pandemia.

Nádia lembrou que as medidas adotadas recentemente em Palmital estão contribuindo para reduzir a transmissão e os casos graves da Covid. Como ação fundamental, ela citou o monitoramento presencial e permanente, inclusive aos finais de semana, feito sobre os pacientes infectados e suspeitos. A secretária disse que o trabalho as pessoas fiquem em isolamento social, evitando que circulem para transmitir a doença.
A secretária afirmou ainda que o monitoramento permanente garante a identificação de situações em que o paciente apresenta sintomas mais acentuados, para o rápido encaminhamento para tratamento, evitando que o problema evolua para quadros graves de síndrome respiratória. Com isto, avalia Nádia, houve redução na quantidade de internações e de pacientes graves na Santa Casa de Palmital.
Nádia também orientou que os comerciantes, empresários e prestadores de serviços monitorem constantemente suas equipes para identificar pessoas sintomáticas da Covid o quanto antes. Com isto, destacou a secretária, os contaminados podem ser isolados mais rapidamente para evitar que possam transmitir a doença a outras pessoas nos estabelecimentos.
A programação deverá seguir até sexta-feira, sempre com encontros às 9 horas, no auditório do Centro Cultural. Confira a programação abaixo.
Terça-feira (01/06)
Bares, Restaurantes, Sorveterias, Lanchonetes, Padarias e Pizzarias.
Quarta-feira (02/06)
Presentes e utilidades, Floriculturas, Informáticas, Óticas, Depósitos de gás, Academias, Pet Shops e Clínicas Veterinárias.
Sexta-feira (04/06)
Oficinas, Postos de gasolinas e Bicicletarias.
Os interessados em receber mais informações devem entrar em contato através do 3351-1308 ou (18) 99684-4081.