O período de estiagem em Palmital, que já dura mais de um mês sem chuvas de volume considerável, reduziu a umidade do ar a patamares de climas desérticos. A situação causa transtornos à população pelos problemas respiratórios e pela sujeira em imóveis urbanos. Na zona rural, além da poeira nas estradas que aumenta o risco de acidentes, o clima seco favorece incêndios que poluem o ar e consomem a vegetação.
Conforme registros do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que mantém uma estação automática no Horto Florestal Estadual, nas proximidades do Distrito de Sussuí, os índices tiveram considerável redução desde a semana passada em Palmital. Desde a última, quarta-feira (07/07), a umidade relativa do ar mínima está abaixo dos 30%.
As marcas são registradas o período da tarde, quando as temperaturas são mais elevadas. Às 16 horas desta segunda-feira (12/07), conforme o Ciiagro, a umidade do ar em Palmital estava em 22,7%, a menor marca até o momento desde o início do inverno. A temperatura era de 27,9° C.
No inverno, é comum que a umidade relativa do ar caia abaixo dos 30%. Algo preocupante, quando se sabe que o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção.
CUIDADOS COM O TEMPO SECO
Você sabia que o ar seco faz as vias aéreas trabalharem ainda mais? Isso ocorre porque a mucosa nasal precisa umedecer o ar para que as trocas gasosas no pulmão mantenham certa quantidade de água.
Quando o tempo está muito seco, as vias respiratórias fazem um esforço maior. Com isso, as defesas do corpo diminuem. Assim surgem as viroses, alergias, inflamações por bactérias, rinites (inflamação da mucosa do nariz que atinge cerca de 25% da população brasileira, segundo a OMS), sinusite (nos seios da face) e asma
Veja, a seguir, algumas dicas para umidificar o ar em sua casa e aliviar os problemas respiratórios
– Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal
– Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos
– Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas
– Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir
– Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da velha e boa manteiga de cacau: é barata e infalível
– Evite fazer exercícios físicos entre as 10 e as 16 horas
– Em situações de maior necessidade, use umidificador de ar.