Onça ruge para ‘proteger’ filhotes de bombeiros em rio de MS

Os vídeos foram feitos pelo sargento do Corpo de Bombeiros Eder Amador, que fazia inspeção no Rio Ivinhema para impedir focos de incêndio na região

Durante uma inspeção de rotina, com o olhar atento na mata, o sargento do Corpo de Bombeiros Eder Armado foi surpreendido com um rugido de uma “mamãe” onça-pintada, ao proteger dois filhotes entre galhos, flagrados às margens do Rio Ivinhema. 

O sargento Renato Aparecido Bernardo, que compartilhou as filmagens do colega de trabalho, explicou que os bombeiros percorrem o Parque das Várzeas do Rio Ivinhema neste período de seca e de queimadas para impedir e controlar novos focos de incêndios.

Foi durante uma destas vistorias, neste sábado (18), que Eder e outros militares se “assustaram” com a família de felinos.

“Eles foram para a vistoria de rotina e quando de repente avistaram a onça com os dois filhote. O susto e a emoção de ver uma onça-pintada de perto foram grandes”, destacou o bombeiro.

Como missão, os militares tem o objetivo de “prevenir e preparar as áreas do Parque estadual, bem como as zonas de amortecimento, visando proteger a fauna e flora dos efeitos devastadores da temporada de incêndios florestais”.

Duas onças-pintadas fêmeas foram flagradas brigando, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O registro foi feito pelo biólogo Eduardo Fragoso, que explica o contexto do vídeo: “a mãe [uma das onças] está tentando expulsar a outra fêmea do território e proteger o filhote”, que aparece no canto direito da imagem.

Trabalhar e viver no mesmo ambiente, acordar aos sons dos papagaios e araras e avistar onças-pintadas quase que diariamente. Assim é um pouco do dia a dia de Eduardo Fragoso, que escolheu o Pantanal de Mato Grosso do Sul como casa, há seis anos. Os registros dos animais, que começaram como um hobbie, viram sucesso nas redes sociais do biólogo.

Onça-pintada atacando jacaré é flagrada por médico durante pescaria no Pantanal de MS
Onça-pintada atacando jacaré é flagrada por médico durante pescaria no Pantanal de MS

No início de setembro deste ano, um médico conseguiu flagrar o momento em que um onça-pintada capturou um jacaré às margens do rio Piquiri, no Pantanal, próximo da divisa do Mato Grosso do Sul com o Mato Grosso. Segundo Antônio Miziara, que estava acompanhado de um amigo, descreveu a cena como emocionante.

Uma câmera trap, instalada em um propriedade rural de Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense, flagrou o momento em que um lobinho tenta ‘levar o jantar’ da onça, porém, não consegue e depois o felino aparece para devorar o animal morto. O flagrante foi feito por funcionários, que constataram a morte de dois bezerros e, em seguida, instalaram a armadilha no local

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.