Rajadas de vento com 80km/h atingem Presidente Prudente e formam nuvens de poeira no céu

Para os próximos dias, segundo a Defesa Civil, principalmente a partir desta sexta-feira (15), a chegada de uma nova frente fria criará condições para pancadas de chuva forte generalizada.

Uma rajada de vento vinda da região sudoeste formou uma imensa nuvem de poeira em Presidente Prudente (SP) na manhã desta quinta-feira (14). A mudança no tempo ocorreu pouco depois das 6h, antes, o céu estava limpo.

A força do vento, que, segundo a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, chegou a ter rajadas de 80km/h, derrubou uma árvore e uma antena de uma residência.

Isso ocorreu por conta da umidade que vem da região amazônica. A situação climática significa a chegada da chuva ao Oeste Paulista. Em Presidente Prudente pode chover até 30 milímetros nesta quinta-feira.

De acordo com a Defesa Civil, linhas de instabilidade já atuam em toda a região, influenciadas por um sistema meteorológico que ainda atua no Sul do Brasil.

Vento forte derrubou antena de residência em Presidente Prudente — Foto: Defesa Civil
Vento forte derrubou antena de residência em Presidente Prudente — Foto: Defesa Civil

Para os próximos dias, segundo a Defesa Civil, principalmente a partir desta sexta-feira (15), a chegada de uma nova frente fria criará condições para pancadas de chuva forte generalizada, seguidas por raios, rajadas de vento forte e até mesmo queda de granizo em pontos isolados.

Os atuais modelos meteorológicos indicam condição para momentos de tempestade severa e acumulados expressivos.

A recomendação da Defesa Civil é para que os municípios mantenham atenção redobrada às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos e ocorrências relacionadas com raios, vento e granizo até, pelo menos, terça-feira (19), dia em que as condições mudam e o tempo volta a ficar estável em praticamente toda a região de Presidente Prudente.

Vento forte derrubou antena de residência em Presidente Prudente — Foto: Defesa Civil
Vento forte derrubou antena de residência em Presidente Prudente — Foto: Defesa Civil

Com relação às temperaturas, como os dias tendem a ficar com uma maior nebulosidade, a sensação térmica não sobe tanto e ficará mais amena se comparada com os últimos dias, sendo que em alguns momentos, chega até ser de um leve frio, principalmente nos períodos noturno/madrugada, segundo a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil.

De acordo com o climatologista Vagner Camarini, a tempestade de poeira é um fenômeno comum nesta época do ano na região de Presidente Prudente.

“Geralmente, após um longo período de estiagem e a chegada de uma frente fria, é normal a ocorrência de fenômenos como este. Quando o tempo está muito seco, muita poeira acaba sendo gerada e, com a chegada da frente fria, ocorre uma espécie de choque térmico”, explicou ao g1.

Dracena

Nuvens de poeira tomou o céu de Dracena por conta dos ventos fortes  — Foto: Cidade Dracena
Nuvens de poeira tomou o céu de Dracena por conta dos ventos fortes — Foto: Cidade Dracena

Os ventos fortes também atingiram o município de Dracena (SP) e cobriram o município com nuvens de poeira na manhã desta quinta-feira (14).

Presidente Epitácio

Ventos causaram estragos em estrutura de posto de combustíveis em Presidente Epitácio — Foto: Fábio Martelli
Ventos causaram estragos em estrutura de posto de combustíveis em Presidente Epitácio — Foto: Fábio Martelli

Um posto de combustíveis em Presidente Epitácio (SP) teve sua estrutura danificada por conta dos fortes ventos que passaram pelo município.

Rosana

Ventos fortes derrubaram árvores em Rosana — Foto: Valter Rafael Barbosa
Ventos fortes derrubaram árvores em Rosana — Foto: Valter Rafael Barbosa

Em Rosana (SP), as chuvas e os fortes ventos causaram estragos na cidade. Queda de árvores e destelhamentos de estabelecimentos foram registrados.

Estabelecimento foi destelhado em Rosana por conta dos ventos fortes — Foto: Valter Rafael Barbosa
Estabelecimento foi destelhado em Rosana por conta dos ventos fortes — Foto: Valter Rafael Barbosa

Regente Feijó

Temporal derrubou árvores em Regente Feijó — Foto: Gésley Moraes

Temporal derrubou árvores em Regente Feijó — Foto: Gésley Moraes

Temporal registrado na manhã desta quinta-feira também derrubou árvores em Regente Feijó (SP). Ninguém se feriu.

Fonte: g1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.