Sentença inicial de um mês e 10 dias de detenção foi convertida em multa para o caso ocorrido em 2019; prefeito vai recorrer a instância superior
O prefeito de Assis, José Fernandes (PDT), foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) , pelo crime de injúria por ofender uma moradora da cidade em 2019.
A decisão inicial foi pela prisão de um mês e 10 dias de detenção em regime aberto, pena que foi convertida pela Justiça em pagamento de cinco salários-mínimos.
O processo se iniciou a partir de uma entrevista do prefeito à Rádio Difusora, de Assis, quando ele se referiu de forma pejorativa e preconceituosa à munícipe Angélica Almeida, que havia feito críticas à sua administração pelas redes sociais.
José Fernandes teria citado a mulher como “…uma tal de Angélica”, des tamanho” (abrindo os braços com largueza para identifica-la, além de fazer outras citações com o propósito de denegri-la, quando ela se sentiu ofendida e prestou queixa-crime acusando o prefeito de “gordofobia”.
Não há mais detalhes sobre o processo, que está em segredo de justiça, mas a defesa de José Fernandes informou que ele irá recorrer da decisão.