A Prefeitura iniciou a operação da Central de Operações de Palmital (COP). A unidade, instalada em prédio municipal na rua João Moreira Silva, ao lado da Junta de Serviço Militar, abriga sistema de monitoramento por câmeras que possibilita a integração dos trabalhos das forças policiais e dos serviços essenciais com o objetivo de contribuir com a melhoria da segurança pública e do atendimento às necessidades da população do município.
A COP da Prefeitura já está em operação e conta com um sistema de monitoramento colaborativo, atuando como um elo operacional junto aos demais órgãos de serviços essenciais como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, ambulâncias, Energisa, Cart e outras instituições. Inicialmente, há câmeras de segurança em 11 acessos à cidade, possibilitando o monitoramento do fluxo 24 horas por dia.
A operação do sistema é realizada por um agente da COP, que concentra as ações de comunicações que envolvam ocorrências, tanto de caráter preventivo como repressivo, atendendo e redirecionando as demandas aos órgãos competentes. Como as gravações são armazenadas em nuvem (ambiente de internet), as forças policiais têm acesso às imagens em tempo real, possibilitando melhor resposta no atendimento a casos criminais.
As ocorrências na zona rural também poderão ser acionadas diretamente na Central de Operações de Palmital. Utilizando o sistema do GPS Caipira, unidades de policiamento e serviços de emergência poderão chegar mais rápido ao local de solicitação. No futuro a COP deve unificar outras medidas de combate à violência, agregando outras iniciativas voltadas à segurança pública.