A Secretaria de Saúde de Palmital informou nesta quarta-feira (16/02) mais uma morte de paciente que teve o diagnóstico confirmado para o coronavírus. O idoso de 67 anos recebeu o primeiro atendimento na Santa Casa de Misericórdia e, devido ao agravamento da síndrome respiratória aguda, foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas de Marília, onde foi a óbito.
Segundo informações do órgão municipal, o paciente foi atendido inicialmente na segunda-feira da semana passada (07/02) no Pronto-Socorro da Santa Casa com problemas pulmonares e foi submetido ao teste-rápido para Covid, que teve resultado positivo. O idoso, que possuía comorbidades, foi internado em enfermaria na ala de isolamento do hospital.
Na quarta-feira da semana passada (08/02), o idoso foi transferido para o Hospital das Clínicas de Marília. O paciente evoluiu para um quadro grave de comprometimento pulmonar e foi intubado, sendo encaminhado para a UTI na sexta-feira (11/02). No início da tarde de terça-feira (15/02), ele não resistiu às complicações e evoluiu a óbito.
O corpo do paciente foi trazido para Palmital e sepultado na noite de terça-feira (15/02) no Cemitério Municipal seguindo os protocolos para casos de Covid, sem a realização de velório. A Secretaria de Saúde informou que o paciente havia recebido duas doses da vacina e que está aguardando a documentação do hospital de Marília para fazer a confirmação oficial da morte causada pelo coronavírus.
Caso haja a confirmação, o paciente será a 81ª vítima fatal da Covid desde o início da pandemia. Na segunda-feira (14/02), a Secretaria de Saúde oficializou mais dois óbitos que estavam sob investigação. Os pacientes, com idades de 71 e 84 anos, tinham comorbidades e faleceram em decorrência de problemas respiratórios graves depois de serem encaminhados para hospitais de Assis e Marília.