Envelhecer com qualidade de vida exige alguns recursos e um lugar que atenda todas as suas necessidades, portanto, planejar como será a sua futura casa é muito importante para economizar.
A infraestrutura das cidades impacta diretamente na rotina das pessoas e ao envelhecer, surgem necessidades especiais. O Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) foi criado para identificar quais as melhores localizações atendem a terceira idade. A avaliação foi criada pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, reunindo especialistas no assunto.
No estudo, foram selecionadas quarenta cidades no Brasil com competência para atender idosos. Nesses espaços, a qualidade de vida é exemplar e serve como referência a outros grandes municípios. Algumas capitais também se encontram na lista e além de promoverem a inclusão, são regiões com oportunidades de emprego e lazer, aos que ainda desejam manter as atividades.
Confira as cidades que são excelentes para os que preferem aposentar sem preocupações
Santos – SP

Com boa distribuição de renda, os problemas com violência são menores e os serviços de saúde têm especializações voltadas à população idosa. Há muitas opções de cultura e na área litorânea, a praia pode ser um excelente ambiente para relaxar.
Florianópolis – SC

A capital com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país se destaca pela criatividade, ao oferecer inúmeras opções de lazer. Quem ainda deseja trabalhar e se divertir em pontos turísticos, Florianópolis vai atender essas expectativas.
Porto Alegre – RS

Tem o maior número de conjuntos residenciais para a terceira idade e fácil acesso a cuidadoras e enfermeiras particulares. Além da moradia, a cidade também é acessível.
Niterói – RJ

Niterói é um ponto de fácil acesso a outras cidades do Rio de Janeiro, facilitando o deslocamento até outras cidades. Reunindo várias gerações, a modernidade da região costuma ser agradável aos que querem manter uma rotina cheia de aventuras.
São José do Rio Preto – SP

Um clima ameno e com pouca chuva é perfeito para quem tem algumas restrições respiratórias e preferem lugares calmos. Com muitas áreas verdes, mas também centros urbanos com lojas, ainda apresenta a vantagem de ter excelente custo benefício.
São João da Boa Vista – SP

Psicólogos e fisioterapeutas que atendem o público +60 se concentram na região para atender a demanda da cidade. A região interiorana é tranquila e segura para as pessoas que procuram por ambientes silenciosos.
Vinhedo – SP

Apesar de estar localizada no interior, as oportunidades de emprego são ótimas e com boa perspectiva para todas as idades e a conexão com a internet é boa.
Lins – SP

Também tem boa assistência em psicologia e outras áreas médicas de cuidados pessoais, é outra cidade pequena e familiar.
Fernandópolis – SP

A população de idosos na cidade chega a ser quase a maioria, portanto, muitas empresas acabam oferecendo soluções para esse público.
Tupã – SP

Na mesma situação que Fernandópolis, Tupã é mais uma opção com população majoritariamente idosa. O número de leitos no SUS faz com que a prestação de auxílio à saúde dos mais velhos seja uma preocupação do município.
Fonte: R7