Elisa Maciel Moreira, a mais idosa palmitalense, morre aos 103 anos

Elisa Maciel Moreira, que era considerada mulher mais idosa nascida em Palmital, morreu na terça-feira (27/09) aos 103 anos. A morte encerrou uma longa trajetória de vida na qual ela manteve a rotina de cuidar da família e de atividades domésticas diárias até depois de atingir o centenário, incluindo cozinhar.

Filha do casal Joaquim Luis de Oliveira e Francisca Maciel de Góes, Elisa Nasceu em 17 de setembro de 1919 em uma fazenda na Água da Aldeia, durante a pandemia da Gripe Espanhola. Na época, a expectativa de vida da mulher brasileira era de apenas 35 anos, metade da estimativa média de hoje.

Elisa começou a trabalhar ainda menina nas tarefas da propriedade rural para ajudar a família e se casou aos 19 anos com José Moreira Sobrinho, o Juca Eugênio, com quem teve dez filhos: Sebastião, Donizete, Dirceu, Joaquim, José Roberto, Dorival, Elizabete e Maria Aparecida, além de Eunice e Laurice, já são falecidas. Assim se formou uma família numerosa com netos, bisnetos e tataranetos.

Em meados da década de 1980, a família mudou-se para a cidade e se instalou em uma residência na rua Cândido Dias de Mello, onde Elisa morou até seus últimos dias. Em março do ano passado, ela enfrentou uma de suas mais difíceis batalhas de vida após contrair a Covid-19. Junto com a filha Elizabete e a neta Bruna, Elisa foi infectada e necessitou de internação na ala de isolamento da Santa Casa. Mesmo com os riscos da idade avançada, venceu a doença e se recuperou completamente.

Elisa foi uma das primeiras pessoas do grupo dos idosos de Palmital atendido com a vacina Coronavac em fevereiro de 2020, além de receber as doses de reforço posteriormente. No último dia 17 de setembro, a família de Elisa se reuniu para comemorar seus 103 anos. Durante a festa, ela muito lúcida e ativa, recebeu o carinho dos filhos e demais familiares.

No último sábado, Elisa se sentiu mal e foi internada e, devido ao agravamento de obstração intestinal, morreu na terça-feira. A centenária foi velada no Memorial Aliança e sepultada às 12 horas de quarta-feira (28/09) no Cemitério Municipal.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.