FINADOS: Obras no Cemitério de Palmital podem ser realizadas até segunda-feira (31/10) – Confira fotos

O movimento no Cemitério Municipal de Palmital se intensificou nesta semana devido aos preparativos para o Dia de Finados, que é celebrado na próxima quarta-feira (02/11). As obras de melhorias nos túmulos executadas pelas famílias das pessoas sepultadas, segundo a Prefeitura, podem ser realizados até a próxima segunda-feira (31/10). A Secretaria de Obras da Prefeitura também faz a revitalização da estrutura de necrópole.

Nos últimos dias, o movimento de familiares e prestadores de serviços cresceu no cemitério para a execução de obras de reforma e manutenção nos túmulos. Na terça-feira (01/11), estão permitidas somente as ações de limpeza e de decoração dos jazigos. Na data dedicada à memória das pessoas sepultadas, a necrópole estará aberta apenas para visitação e tem expectativa de receber um grande público.

A Secretaria de Obras e Serviços da Prefeitura enviou equipes para o cemitério para realização de melhorias, incluindo limpeza, capina e dedetização, além de aplicação de fresa de asfalto em áreas de terra entre as sepulturas. O cronograma inclui a pintura de guias e da estrutura de entrada da necrópole, além de serviços de lavagem da alameda da Paz. Os trabalhos devem ser concluídos até segunda-feira (31/10).

Durante o Finados, segundo a Prefeitura, haverá a interdição do trânsito na pista asfaltada da alameda da Paz para permitir a circulação apenas de pedestres. O acesso de veículos deve ser feito pelas ruas laterais do cemitério e a saída pela rua de paralelepípedo. O comércio ambulante será permitido somente na rua Gregório Telles e nas proximidades da Santa Casa. A programação religiosa terá missas promovidas pelas paróquias de São Sebastião, às 8 horas, e Santo Antônio, às 10 horas.

De acordo com o setor de Cadastro Municipal, há atualmente 19.929 registros de pessoas sepultadas no Cemitério de Palmital, conforme dados apurados até a sexta-feira da semana passada. O banco de dados da Prefeitura aponta que há 12.922 adultos e 7.007 crianças e adolescentes até 14 anos. Porém, como as informações passaram a ser reunidas somente a partir de 1943, há casos de enterros feitos anteriormente no local, conforme indicam algumas lápides.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.