Palmital tem crescimento na transmissão da Covid e registra 11 casos positivos em apenas um dia

Palmital vive uma situação de crescimento na transmissão do coronavírus depois de período de pequena incidência da doença nos últimos meses, mostrando que a pandemia ainda persiste e continua fazendo novas vítimas. Durante a última semana foram confirmados 16 novos casos que superam muito o índice de infectados pela Covid em outubro. A constatação gerou alerta nos órgãos da Secretaria de Saúde, que estão fazendo o atendimento aos pacientes e recomendando reforço na prevenção à população.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Palmital, órgão da Secretaria de Saúde, entre segunda (07/11) e quinta-feira (10/11) da semana passada haviam sido registrados 5 novos casos da Covid, já superando as 4 ocorrências durante todo o mês de outubro. Na sexta-feira (11/11), quando foi divulgado o último boletim da Prefeitura, houve a indicação de mais 11 casos de pacientes com testes positivos.

Os resultados confirmaram os dados recebidos das unidades básicas de Palmital, que registraram recentemente o aumento no atendimento de pessoas com síndromes gripais. O último Boletim Epidemiológico (11/11) indicou que havia 14 pacientes com recomendação de isolamento domiciliar para recuperação, podendo transmitir a doença. Outros 6 estavam aguardando resultados de exames para confirmar ou descartar a infecção pelo coronavírus.

Entre os suspeitos, informou a Vigilância Epidemiológica de Palmital, havia um bebê recém-nascido que estava hospitalizado. A investigação do caso ocorre depois que a mãe da criança positivou para a doença. Os demais pacientes com coronavírus, conforme dados do órgão municipal, não apresentavam quadro graves de síndromes respiratórias ou outras complicações da doença.

Fiocruz aponta aumento da transmissão em SP

O Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na quarta-feira, mostra aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados por Covid-19 entre a população adulta dos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os casos com comprovação laboratorial para o coronavírus se referem à semana epidemiológica 44, de 30 de outubro a 5 de novembro, e aos dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 7 de novembro.

A atualização alerta para o aumento na disseminação da doença no país. Segundo o Infogripe, nas últimas quatro semanas, a prevalência de casos com teste laboratorial positivo foi de 14,8% para influenza A, 0,5% para influenza B, 26,1% para vírus sincicial respiratório (VSR) e 36,9% para Sars-CoV-2 (Covid-19).

Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apontaram que, na última semana de outubro, os testes de farmácia para Covid-19 voltaram a apresentar taxas de positividade de 20,75%. No consolidado do último mês, outubro terminou com 7.986 testes positivos – 13,26% do total e 44% acima dos indicadores de setembro.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.