Palmital vive uma situação de crescimento na transmissão do coronavírus depois de período de pequena incidência da doença nos últimos meses, mostrando que a pandemia ainda persiste e continua fazendo novas vítimas. Durante a última semana foram confirmados 16 novos casos que superam muito o índice de infectados pela Covid em outubro. A constatação gerou alerta nos órgãos da Secretaria de Saúde, que estão fazendo o atendimento aos pacientes e recomendando reforço na prevenção à população.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Palmital, órgão da Secretaria de Saúde, entre segunda (07/11) e quinta-feira (10/11) da semana passada haviam sido registrados 5 novos casos da Covid, já superando as 4 ocorrências durante todo o mês de outubro. Na sexta-feira (11/11), quando foi divulgado o último boletim da Prefeitura, houve a indicação de mais 11 casos de pacientes com testes positivos.
Os resultados confirmaram os dados recebidos das unidades básicas de Palmital, que registraram recentemente o aumento no atendimento de pessoas com síndromes gripais. O último Boletim Epidemiológico (11/11) indicou que havia 14 pacientes com recomendação de isolamento domiciliar para recuperação, podendo transmitir a doença. Outros 6 estavam aguardando resultados de exames para confirmar ou descartar a infecção pelo coronavírus.
Entre os suspeitos, informou a Vigilância Epidemiológica de Palmital, havia um bebê recém-nascido que estava hospitalizado. A investigação do caso ocorre depois que a mãe da criança positivou para a doença. Os demais pacientes com coronavírus, conforme dados do órgão municipal, não apresentavam quadro graves de síndromes respiratórias ou outras complicações da doença.

Fiocruz aponta aumento da transmissão em SP
O Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na quarta-feira, mostra aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados por Covid-19 entre a população adulta dos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Os casos com comprovação laboratorial para o coronavírus se referem à semana epidemiológica 44, de 30 de outubro a 5 de novembro, e aos dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 7 de novembro.
A atualização alerta para o aumento na disseminação da doença no país. Segundo o Infogripe, nas últimas quatro semanas, a prevalência de casos com teste laboratorial positivo foi de 14,8% para influenza A, 0,5% para influenza B, 26,1% para vírus sincicial respiratório (VSR) e 36,9% para Sars-CoV-2 (Covid-19).
Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apontaram que, na última semana de outubro, os testes de farmácia para Covid-19 voltaram a apresentar taxas de positividade de 20,75%. No consolidado do último mês, outubro terminou com 7.986 testes positivos – 13,26% do total e 44% acima dos indicadores de setembro.













