Palmital registra o crescimento na transmissão do coronavírus depois de período de pequena incidência da doença nos últimos meses, mostrando que a pandemia ainda persiste e continua fazendo novas vítimas. Somente nas duas últimas semanas, conforme dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, foram confirmados 45 novos casos que superam muito o índice de infectados pela Covid em outubro. A situação pôs em alerta os órgãos da Secretaria de Saúde, que estão fazendo o atendimento aos pacientes e recomendando reforço nas medidas preventivas à população.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, no período entre os dias 7 e 11 de novembro, foram confirmados 16 pacientes com exames positivos para a Covid, superando as 4 ocorrências durante todo o mês de outubro. Os resultados confirmaram a expectativa de aumento no número de infectados a partir da constatação do maior fluxo de atendimentos a pacientes com síndromes gripais nas unidades básicas.
Nos boletins epidemiológicos divulgados nesta semana, após o feriado prolongado da Proclamação da República, foram mais 29 novos caos confirmados. Na quarta-feira (16/11), houve 9 pacientes incluídos na relação dos infectados pelo coronavírus. O relatório divulgado nesta quinta-feira (17/11) mostrou que mais 20 pessoas tiveram resultado positivo para os testes da Covid.
O último boletim divulgado pela Prefeitura também mostrou que, atualmente, há 38 pacientes com recomendação de isolamento domiciliar para recuperação, podendo transmitir a doença. Outras 13 pessoas estão aguardando resultados de exames para confirmar ou descartar a infecção pelo coronavírus. Comprovando a eficiência da vacinação em reduzir os casos graves, não há ninguém internado por complicações da infecção.
De acordo com o Boletim Epidemiológico desta quinta-feira (17/11), o município atingiu os 6.993 pacientes contaminados desde o início da pandemia no primeiro semestre de 2020. No total, são 87 pessoas que morreram pela Covid em Palmital, sendo 77 diretamente em decorrência da doença e 10 devido a complicações após o período da infecção.
Ministério da Saúde volta a recomendar utilização de máscara
A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar a utilização de máscaras, diante do novo aumento de casos da covid, em especial por conta da circulação da sublinhagem BQ.1. A orientação foi feita em nota técnica da secretaria no último domingo (13/11).
De 6 a 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 mortes por covid-19. A média móvel foi de 8.448 diagnósticos diários, o que representa um aumento de 120% comparado com a semana anterior. A média de óbitos teve crescimento de 28%, com 46 mortes frente a 36.
O órgão federal destacou na recomendação que a proteção deve ser seguida especialmente por pacientes que tenham fatores de riscos para complicações da Covid, citando imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades. Também deve ser levado em conta se a pessoa teve contato com outros que tiveram casos confirmados de coronavírus.
O Ministério da Saúde orientou que quem frequenta locais fechados e com má ventilação, aglomeração e serviços de saúde também deve retomar o uso da máscara. A nota também lembra a importância de manter a higienização frequente das mãos, lavando com água e sabão.