A 66ª edição da Festa de Santos Reis, a mais tradicional celebração folclórico-religiosa de Palmital, é realizada neste sábado (14/01) e marca uma nova fase do evento, que é um dos maiores do gênero no Brasil e ocorre pela primeira vez em recinto próprio no bairro rural da Água Nova. Além da programação religiosa, que representa a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus, será servido um banquete com toneladas de alimentos aos milhares de visitantes.
A comemoração é organizada pela Associação de Manutenção das Tradições Culturais de Palmital (Amtrac), que adquiriu a Estância de Santos Reis em 2020 e garantiu um local exclusivo para a realização anual da festa. O novo recinto, que é inaugurado com a retomada das atividades presenciais depois da desaceleração da pandemia da Covid, está localizado na vicinal Mário de Oliveira Garcia (PMT-010), que faz ligação com Campos Novos.
A comemoração conta com apoio da Prefeitura, entidades e empresas. Das 8h30 às 16h00, a administração municipal irá disponibilizar transporte gratuito da população até o recinto do evento, com saídas da Igreja São José e do Supermercado Angêlo Zanetti. Visualize o local no mapa: www.bit.ly/RecintoFestaSantosReis.
Desde o último final de semana, um batalhão de voluntários trabalhou na montagem da infraestrutura da propriedade, que tem três alqueires, e na cozinha para a preparação do tradicional banquete que será servido durante este sábado. A arrecadação das toneladas de alimentos foi feita pelas companhias das Anhumas, dos Faceiros e das Três Ilhas, que realizaram jornadas de visitas a residências, empresas, estabelecimentos comerciais, entidades e órgãos públicos.
Segundo Eduardo Tirolli, presidente da Amtrac, a arrecadação deste ano foi excelente e garantirá a tradicional fartura da comemoração. Os alimentos são preparados em uma ampla cozinha dotada de 23 fogões a lenha, além de outras instalações próprias e piso de cimento. Como protocolo de prevenção à Covid, todos estão orientados à utilização de máscaras respiratórias. A organização também anunciou mudanças no setor de alimentação.
Ao contrário das edições anteriores, haverá acesso único em que o público terá de formar fila indiana para acessar a área onde são servidas as refeições. Outra mudança será a adoção de pratos e talheres descartáveis. A organização fez a aquisição de 50 mil unidades para utilização na festa deste sábado. A estrutura do recinto conta ainda com tendas para abrigo do público, banheiros químicos e área para comercio de bebidas.
PROGRAMAÇÃO TEM MISSA, ENCONTRO DAS BANDEIRAS E ADORAÇÃO AO PRESÉPIO
A programação da religiosa da 66ª Festa de Santos Reis começa a partir das 9 horas, com missa celebrada pelo padre Otávio Peres, da Paróquia de São Sebastião. Em seguida, a comida começa a ser servida para os participantes da festa. A partir das 12 horas está previsto o início das atividades com a participação das bandeiras das águas das Anhumas, dos Faceiros e das Três Ilhas.
Como não há festeiro neste ano, as bandeiras serão conduzidas pelos integrantes das companhias que, no início da celebração, farão cânticos para a passagem pelos três arcos. Na sequência, ocorre o ponto alto da festa com o encontro que simboliza a chegada dos Reis Magos para adorar o Menino Jesus na manjedoura em Belém.
Também está prevista apresentação de grupo de catira durante a programação. Ao final, as companhias farão apresentações no palco da área do encontro das bandeiras, que está coberta por tendas, e farão a adoração ao Presépio. Os fiéis também poderão visitar as imagens dos Reis Magos que estarão expostas em uma capela que foi construída pela Amtrac na propriedade da Água Nova.








































