Enquanto muitos trabalham pelo bem do patrimônio público, outros aproveitam para invadir prédios de uso comum para praticar crimes em Palmital. Um exemplo recente do problema ocorreu na noite de quarta-feira (08/92) na escola estadual Adalgisa Cavezzale de Campos, no bairro Paraná, que foi invadida por ladrões que arrombaram janelas com o objetivo de furtar produtos e objetos.
Segundo informações da direção da escola, os dois ladrões invadiram a escola pouco depois das 23 horas, quando já não havia mais ninguém no local após o encerramento das atividades do Centro de Estudo de Línguas, onde as aulas vão até 21h50. Os criminosos pularam o muro lateral, na rua Pedro Machado da Silva, e usaram um pé-de-cabra para arrombar janelas, incluindo a do balcão da cantina.
Depois de conseguir acesso à cantina, os ladrões retiraram fardos de refrigerantes, que foram transportados em um carrinho até as proximidades do muro da escola. Eles colocaram doces e balas em um soco que foi abandonado na área externa da unidade de ensino. Durante a ação, os criminosos também teriam consumido produtos.
A ação criminosa, que foi registrada pelas câmeras de segurança da escola, durou cerca de 20 minutos e os autores foram embora sem levar nada depois que o alarme disparou. Eles abandonaram os produtos nas proximidades do muro por onde fugiram. Os ladrões também deixaram o pé-de-cabra e uma camiseta camuflada usada por um dos indivíduos para encobrir o rosto e dificultar a identificação.
A Polícia Militar foi acionada para o primeiro atendimento à ocorrência e fez o acionamento da Polícia Científica para proceder a perícia no local do crime. A direção também prestou queixa na Delegacia da Polícia Civil, onde forneceu informações para o registro do caso e apresentou imagens do circuito de monitoramento por vídeo para apuração da autoria.