O Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura realiza neste final de semana a programação do Festival Cultural “Liliana Bergamaschi”. O projeto, que está na segunda edição e é realizado no Centro Cultural, conta com atrações especiais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). O objetivo da iniciativa é fomentar o desenvolvimento artístico e proporcionar um espaço para a participação de toda a comunidade.
A programação conta com atrações diversificadas de várias vertentes artísticas, incluindo teatro, música, dança e artes visuais. As atividades estão programadas para acontecer no auditório, no salão de exposições e na concha acústica. A estrutura conta ainda com praça de alimentação e outras opções para o lazer e a diversão dos visitantes.
A principal atração na abertura da programação, na noite desta sexta-feira (10/03) será o humorista Wanderley Grillo. Ele apresentará o espetáculo de stand-up “O brasileiro tem que ser estudado” no auditório do Centro Cultural. Também haverá a abertura da exposição no salão do complexo cultural do Jardim das Flores.
Os ingressos gratuitos para duas sessões duas sessões do stand-up comedy (19h30 e 21h) são limitados e devem ser retirados antecipadamente no Centro Cultural. A exposição incluiu artesanato, fotografia, desenho e pintura produzidos por artistas plásticos de Palmital, além de trabalhos de literatura de alunos da rede municipal.
No sábado (11/03), a partir das 14 horas, será realizada a programação na concha acústica e na área externa do Centro Cultural, onde haverá praça de alimentação. As atrações com vozes femininas começam com show da CB Band. Às 15h30 sobe ao palco a banda Rock Retrô, seguido do grupo Tons Afro, às 17 horas. Às 18h30, haverá a apresentação da cantora Deborah Germain. Durante a tarde também ocorre apresentação de dança com alunos da rede municipal de ensino.
HOMENAGEADA – Esta edição homenageia Liliana Bergamaschi, uma jovem palmitalense que se dedicou às artes, destacando-se como pioneira e incentivadora das produções culturais de Palmital. Ela lutou ativamente pela construção do Centro Cultural e fez parte do primeiro Conselho de Cultura do município. Como voluntária, foi a primeira funcionária da cultura na cidade para organizar a formação da biblioteca, do museu e do acervo artístico palmitalense. Também trabalhou autora e diretora de peças teatrais.
FINALISTAS DO RAINHA DO RODEIO
O período noturno do Festival Cultural será dedicado ao universo country. A partir das 20 horas, ocorre a pré-seleção do concurso Rainha do Rodeio, que fará a escolha das representantes da beleza feminina de Palmital na 29ª edição da Festa do Peão Boiadeiro, que ocorre entre os dias 19 e 22 de abril no recinto José Leandro Sobrinho.
O concurso é organizado pela Comissão de Rodeio os Boiadeiros de Palmital (CRBP), com apoio da Prefeitura, e terá a participação de 19 jovens que se inscreveram no Centro Cultural. As candidatas farão desfiles de apresentação e serão avaliadas por um júri de convidados.
O evento no Centro Cultural irá escolher as dez finalistas do concurso, que será encerrado com o Baile da Rainha em 8 de abril no salão do antigo Instituto Bola e Cidadania. A programação do festival será encerrada com show da dupla Juliane e Gabriel, a partir das 22 horas na concha acústica.
PROGRAMAÇÃO DO CARAMUJO
A organização o Rock Caramujo, que é realizado com apoio da Prefeitura, fará antes do show de Deborah Germain o anúncio da programação da edição de 2023, que ocorre em julho. A festival, que passou a fazer parte do calendário oficial do município e teve recorde de público no ano passado, deve receber investimentos para continuar a crescer e se consolidar como um dos principais eventos do gênero na região.