O Departamento de Saúde da Prefeitura está investigando a morte de uma paciente que testou positivo para o coronavírus em Palmital. A informação consta no Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (13/03), mostrando que a pandemia ainda não acabou e que a doença ainda continua fazendo vítimas no município. Caso o quadro seja confirmado, mais de dois meses depois da última ocorrência, será o 89º óbito causado pela doença no município.
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, o óbito em investigação ocorreu em hospital de Marília para onde havia sido levada a paciente, uma mulher de 44 anos portadora de doenças crônicas. Ela, que recebeu três doses da vacina, foi atendida inicialmente no Pronto-Socorro Municipal com problemas respiratórios.
Devido ao quadro de síndrome respiratória aguda grave, foi transferida no dia 1º de março para o Hospital das Clínicas da Famema, em Marília, onde foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O teste positivo para o coronavírus ocorreu em 2 de março. Devido às complicações causadas pela doença, a paciente não resistiu e foi a óbito na quinta-feira da semana passada (09/03).
Caso seja confirmado, o caso ocorre pouco mais de dois meses depois da última morte pela Covid em Palmital, em 11 de janeiro. Na época, a vítima foi uma idosa de 95 anos, que era portadora de comorbidades e havia recebido três doses da vacina. Ela recebeu todo o atendimento e ficou internada na Santa Casa de Misericórdia, onde foi a óbito depois de terminado o período de infecção pelo coronavírus.
O caso foi classificado como um dos 11 falecimentos pós-Covid (em decorrência de problemas de saúde depois do período da infecção). A Prefeitura também registrou outros 77 óbitos de pacientes ocorridos durante o prazo de contaminação pelo coronavírus, totalizando até o momento 88 ocorrências de vítimas fatais da doença desde 7 de junho de 2020.
O último Boletim Epidemiológico, que passou a ser atualizado semanalmente a partir deste mês de março, trouxe 20 novos casos positivos da Covid, com 18 pessoas em recuperação e em condição de transmitir a doença. O levantamento também divulgou que há um idoso de 86 anos, portador de comorbidades e com 4 doses da vacina, internado em UTI. Ele foi atendido no Pronto-Socorro na segunda-feira da semana passada (06/03) e encaminhado para o HC de Marília devido às complicações causadas pela infecção.